A glândula tireoide e o envelhecimento: o que os idosos devem saber

É comum que nos adultos mais velhos sentirem sentimentos de fadiga, inquietação e tristeza - e muitas vezes, estes simplesmente associam-nos ao envelhecimento, pensando não haver solução .

Para piorar as coisas, a própria família pode, de forma semelhante e rápida, assumir que um idoso está a enfrentar uma depressão relacionada a idade ou a evidenciar problemas relacionados com as suas capacidades mentais. Na realidade o que pode estar a acontecer é que estes sintomas podem na realidade indicar um problema com a glândula tireóidea.

Entender os distúrbios da tiroide
A glândula tireóidea, um órgão em forma de borboleta que ajuda a regular o metabolismo através de hormonas (T3 e T4), esta por uma série de mudanças à medida que envelhecemos. Algumas dessas mudanças são microscópicas, enquanto outras são mais fisiológicas, mas ambas podem afetar a liberação das hormonas T3 e T4. Quando estas hormonas não estão em equilíbrio, podem ocorrer dois tipos de distúrbios:
·      Hipertiroidismo: este distúrbio ocorre quando a tireoide é hiperativa na produção de hormonas. Doentes com hipertireoidismo geralmente apresentam uma perda excessiva de peso, nervosismo, dificuldade em dormir e ansiedade constante. O hipertireoidismo pode resultar de inflamação da tireoide, mal funcionamento da glândula pituitária ou tumores cancerosos na própria glândula.
·      Hipotiroidismo: significativamente mais comum entre os adultos mais velhos do que o hipertireoidismo, esta doença decorre de uma deficiência hormonal. Com uma queda na produção de hormonas, os níveis de energia diminuem, levando a fadiga extrema, dificuldade de concentração, mudanças de peso e até mesmo dor muscular. O hipotireoidismo pode resultar de uma desordem auto-imune conhecida como tireoidite de Hashimoto, exposição ao iodeto e como efeito colateral de lítio.
O que devem fazer os seniores?

Em idosos com algum dos sintomas associados com hipertireoidismo ou hipotireoidismo, devem pedir ao seu médico uma avaliação da tireoide. Como referido, estes sintomas podem ser semelhantes a outras complicações relacionadas com a idade, por isso é importante que a tireoide seja considerada. Uma avaliação da tireoide envolve a verificação da glândula e a realização de um exame ao sangue que avalie os níveis de T3 e T4.
O hipotiroidismo é tipicamente tratado através de terapia de reposição hormonal, enquanto o hipertireoidismo é tratado com iodo radioativo, juntamente com a terapia antitireoidiana. A cirurgia também pode ser necessária para o hipertireoidismo, mas raramente é recomendada por fatores de risco relacionados à idade. O tratamento de ambas as condições deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais, de modo possam ser feitos os ajustes necessários imediatamente.
Mesmo em idosos que não evidenciem nenhum destes distúrbios da tireoide, é importante que tomem medidas para ajudar a reduzir seus riscos. Para o hipertireoidismo, as medidas preventivas incluem reduzir o stresse, evitar a cafeína e não fumar. Para o hipotireoidismo, recomenda-se que se analise muito bem a doença celíaca / intolerância ao glúten, se evite o flúor sempre que possível e exames completares à tiroide.
A Comfort Keepers pode ajudar
O Comfort Keepers orgulha-se de oferecer cuidados profissionais domiciliários a idosos e outros adultos. Isto inclui serviços como, a preparação de refeições nutritivas até ao transporte de e para os destinos pretendidos pelos seniores. Quando os idosos apresentam problemas de tireoide, os nossos cuidadores podem trabalhar para tornar a vida diária mais confortável levando a uma recuperação suave ou redução de risco. Para obter mais informações sobre os serviços do Comfort Keepers, entre em contato com seu escritório local.
Referências
Only My Health. “Preventive Measure for Hyperthyroidism” by Vatsal Anand. Web. 2017.
Very Well. “Things You Can Do to Prevent A Thyroid Condition” by Mary Shomon. Web. 2017.
WebMD. “Understanding Thyroid Problems – The Basics” Web. 2017.
Medicine Net. “Thyroid and Aging – Helping to Keep the Golden Years Golden” by Ruchi Mathur, M.D. Web. 2017.