Glaucoma – O que os seniores devem saber

O Glaucoma consiste num conjunto de doenças que podem danificar o nervo ótico do olho resultando numa perda de visão. É também a segunda causa de cegueira na população sénior.


O glaucoma ocorre quando a pressão normal do fluido que existe dentro dos olhos aumenta lentamente, sendo que o doente pode perder até 40% da sua visão, sem se aperceber. No entanto, com um tratamento precoce, os olhos podem ser protegidos contra uma perde de visão mais séria.
Porque alguns idosos desenvolvem glaucoma?
Na parte mais frontal do olho existe uma camara anterior, onde um fluido claro flui continuamente de dentro para fora dessa câmara, alimentado os tecidos próximos. O fluido sai da câmara no ângulo aberto onde a córnea e a íris se encontram. Quando o fluido atinge o ângulo, este flui através de uma malha esponjosa que age como um dreno, deixando o olho. Algumas vezes, quando o fluido atinge o ângulo, este passa muito lentamente pelo dreno da malha. À medida que o fluido se vai acumulando, a pressão aumenta dentro do olho podendo chegar a níveis de danificar o nervo ótico causando perda de visão. É por isso que é muito importante fazer um controlo da pressão intraocular.
De salientar que nem todos os idosos com um aumento da pressão intraocular desenvolvem glaucoma. Alguns idosos podem tolerar maior pressão ocular que outros. Um exame oftalmológico completo pode ajudar o oftalmologista a determinar qual o nível da pressão intraocular e se esta se encontra em níveis aceitáveis.
Tipos mais comuns de glaucoma nos
Glaucoma de ângulo aberto: sendo o mais comum dos tipos de glaucoma, afeta milhões de idosos em todo o mundo, este tipo de glaucoma causa uma perda indolor e lenta de visão periférica. É provocado por uma obstrução dos canais de drenagem do olho. Os efeitos para a visão são semelhantes a olhar através de um tubo, na sua maioria os doentes não têm sintomas, podendo mesmo não notar as perdas de visão durante muitos anos. Este tipo de glaucoma normalmente responde bem à medicação, especialmente quando é diagnosticado precocemente e tratado rapidamente.
Glaucoma de baixa ou pressão normal: lesão no nervo ótico, visão lateral estreitada pode ocorrer em pessoas com a pressão intraocular normal. Reduzir a pressão ocular em pelo menos 30% através de medicação retarda esta forma de glaucoma, no entanto, pode piorar em alguns casos, apesar das baixas pressões. Um historial clinico abrangente é importante na identificação de potenciais fatores de risco, como a pressão arterial baixa. Se não forem identificados fatores de risco, as opções de tratamento são as mesmas do glaucoma de ângulo aberto.
Glaucoma de ângulo fechado: neste tipo de glaucoma, o fluido na frente do olho não pode alcançar o ângulo e deixar o olho, o ângulo fica bloqueado por parte da íris. Isto causará um aumento súbito na pressão ocular. Os sintomas incluem dor aguda, náuseas, vermelhidão dos olhos e visão turva. Quando alguém tem estes sintomas deve procurar um tratamento de emergência médica. Sem tratamento este tipo de glaucoma pode provocar cegueira em apenas um ou dois dias. Geralmente a cirurgia imediata a laser e medicação pode desobstruir o bloqueio e proteger a visão.
Existem também tipo de glaucoma mais raros que podem afetar os idosos. Por exemplo, o glaucoma pigmentar ocorre quando o pigmento da íris se desprende e bloqueia a malha, retardando o fluido a emassando a visão ao longo da vida. O glaucoma relacionado com trauma pode ser causado por um sério golpe no olho, queimadura química, ou uma lesão penetrante.
O que podem fazer os seniores?
Atualmente, não há cura para o glaucoma. No entanto, medicação ou cirurgia podem ajudar a retardar ou prevenir a perda de visão adicional. O tratamento adequado depende do tipo de glaucoma que a pessoa tem.
Ao longo do tempo, algumas drogas podem parar de funcionar ou ter interações negativas com outras prescrições. Apenas o médico pode monitorar adequadamente o glaucoma e a sua medicação. Se estiver medicado para o tratamento de glaucoma, certifique-se que toma a medicação diariamente.
Estudo têm demonstrado que a deteção precoce e tratamento previnem a maior parte das perdas de visão, sendo a melhor forma de prevenir a doença. Certifique-se que faz consultas regulares aos seus olhos com o profissional de oftalmologia. Após os 40 anos, fazer um exame a pelo menos cada 4 anos aumentando para bienal e anual após os 50 e 55 anos. Exames anuais completos são recomendados para doentes com idade superior a 50 anos e com uma historia familiar de glaucoma.
A Comfort Keepers pode ajudar. Auxiliamos os seniores nas atividades da vida diária, tarefas domésticas e incentivando a uma toma diária da medicação. Entre em contacto com o seu escritório local da Comfort Keepers para conhecer todos os serviços de assistência familiar.
Referências
AgingCare.com. “Glaucoma Can Steal 40% of Vision Before the Person Notices” by Marlo Sollitto. Web.2016.
A Place for Mom. “Glaucoma In Seniors: Symptoms & Care” by Jeannette Franks, PhD. Web. 2013.

-->
Glaucoma Research Foundation.“Glaucoma Facts and Stats.” Web. 2016