Problemas comuns nos olhos em idosos e como reduzir riscos

Como todos os nossos sentidos primários, tendemos a ter a certeza de nossa visão. Isso ajuda-nos a vivenciar a vida cotidiana.

Desde que acordamos até à hora de ir dormir, com que frequência realmente paramos para pensar sobre os processos biológicos envolvidos, ou mesmo a possibilidade de que nossos olhos nos possam falhar? Para muitos idosos, a preocupação com a visão insuficiente é bastante real.
Depois dos 60 anos de idade, uma série de doenças oculares podem começar a desenvolver-se, a maioria das quais tem o potencial de danificar a visão permanentemente. Além disso, os sintomas associados a essas doenças geralmente não se manifestam até um desenvolvimento muito avançado da doença. Assim, a visão de um idoso pode parecer completamente normal, pode haver problemas para que ainda não se manifestaram. Conheça as quatro doenças oculares que os idosos devem estar cientes:
·      Glaucoma: Tecnicamente, é um grupo de doenças oculares, o glaucoma é o resultado da acumulação de pressão dentro do olho, o que acaba por danificar o nervo ótico. À medida que avança o glaucoma, pode provocar a debilitação de visão periférica. Mas antes destas perdas, normalmente, não há sintomas iniciais. Na verdade, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas tenham glaucoma não diagnosticado.´
·      Degeneração macular relacionada à idade: Embora raramente resulte em cegueira, DMI afeta a visão central causando danos numa parte da retina chamada mácula. A visão central ou "direta" afetada leva a que atividades como condução ou leitura tornam-se difíceis.
·      Cataratas: Definido como um aglomerado de proteínas dentro da lente do olho, uma catarata causa visão turva ou opaca. Idosos com a visão afetada por cataratas são normalmente submetidos a cirurgia para remover a lente turva substituí-a por uma nova artificial.
·      Retinopatia diabética: esta é uma das complicações advindas da diabetes, em que os vasos sanguíneos nos olhos podem romper-se, eventualmente, separando a retina. Doentes com retinopatia diabética apresentam sombras ou objetos escuros que “flutuam” no seu campo de visão. Embora não haja cura, o tratamento com laser geralmente é eficaz na prevenção da cegueira antes que a retina se torne muito danificada.
Redução do risco: o que podem fazer os seniores
Como todos os nossos órgãos, os olhos não são imunes ao processo de envelhecimento. Uma diminuição gradual da visão pode ser normal à medida que envelhecemos, mas não é incomum que os idosos tenham excelente visão. Incentive os seniores a tomar as seguintes providências para garantir que a sua visão continua saudável durante o mais tempo possível:
·      Agendar um exame ocular abrangente anual (no mínimo), para verificar:
o   Acuidade visual (visão de medição em distâncias variadas)
o   Dilatação da pupila (alargando a pupila com gotas, para determinar sinais de doença)
o   Tonometria (medindo a pressão do fluido dentro dos olhos)
·      Proteja os olhos da luz ultravioleta. Em dia de sol, certifique-se que os idosos usam chapéu e óculos de sol.
·      Não fumar. As chances de desenvolver muitas das doenças oculares acima mencionadas aumentam dramaticamente em fumadores.
·      Fazer exercícios regularmente e seguir uma dieta saudável (com supervisão do médico), com alimentos ricos em antioxidantes, ácidos gordos ômega 3, vitaminas A e C e magnésio. Ter muita atenção à ingestão de açúcar, especialmente, estudos indicam que o açúcar tem um impacto significativo na formação de doenças oculares. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer alteração na dieta.
·      Informar imediatamente o seu optometrista quando notar alguma alteração na visão.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os cuidadores profissionais da Comfort Keepers podem ajudar os seniores a viver confortavelmente nas suas casas, prestando um grande apoio em idosos com problemas de visão. Os nossos cuidadores podem fornecer assistência na mobilidade, preparação de refeições e ajudar na de vida diária. Além disso, podem acompanhar os seniores às consultas programadas de optometristas ou outros compromissos. Entre em contato com o seu escritório local da Comfort Keepers para saber mais sobre como os cuidados domiciliários podem ajudar.

Referências

American Optometric Association. “Adult Vision: Over 60 Years of Age.” Web. 2017.

Natural Eye Care. “Eye Care for Seniors: Problems More Common With Aging.” Web. 2017.

AgingCare.com. “Warning Signs of Senior Eye Disease” by James M. Maisel, M.D. Web. 2017.

AgingCare.com. “The 4 Most Common Age-Related Eye Diseases” by Marlo Sollitto. Web. 2017.