Suplementos naturais e medicação: o que os seniores devem saber

Pensado numa doença, hoje é dia é extremamente provável que exista tratamento farmacológico para essa patologia.  
“Contra do comprimido”   
O tempo entre um diagnostica e a obtenção da medicação pode significar variadas deslocações ao médico e farmácia (dependendo da doença). Apesar disto em certos casos os idosos podem não aceitar rapidamente os medicamentos prescritos, em parte devido ao seu custo. Outro grande impedimento está relacionado com os efeitos secundários que essa medicação pode ter, por vezes causado mais perdas que a doença em si. Isto pode levar os seniores a recorrer a tratamento alternativos, nomeadamente de origem natural à base de ervas.
Embora a grande maioria dos doentes paguem os medicamentos, o uso de remédios erval ou suplementos ainda é bastante profundo, com um gasto anual de cerca de milhões de euros. No entanto, mesmo com um alto volume de consumidores de plantas medicinais, não é incomum para profissionais médicos a recomendação de medicação à base suplementos naturais.
Uma questão de regulamentação
Uma das razões para a hesitação na hora de utiliza alternativas aos medicamentos convencionais relaciona-se com a falta de investigação ou aprovação por parte das entidades governamentais, como o Infarmed ou reguladores alimentares. Enquanto as drogas farmacêuticas passam por ensaios extensivos para provar eficácia e segurança, os suplementos de ervas muitas vezes não têm evidências substanciais para provar suas reivindicações de marketing. No entanto, deve notar-se que os ensaios clínicos muitas vezes também não se mostram muito transparentes.
Embora a investigação inicial possa ser conduzida por uma entidade isenta, os ensaios geralmente são patrocinados pela própria farmacêutica, o que pode permitir algum viés. Apesar de alguns dos desafios inerentes à regulação, os defensores da medicina alternativa continuam a impulsionar a pesquisa e triagem de suplementos de ervas. Sugeriram que isto beneficiaria os consumidores, proporcionando-lhes a oportunidade de comparar potenciais efeitos secundários e ponderar suas opções de tratamento.
Saber é poder
A história e a tradição por trás dos remédios de origem erval são certamente evidentes. Séculos antes do início das modernas empresas farmacêuticas, confiamos exclusivamente em combinações botânicas para curar doenças - e muitas destas continuam a ser transmitidas às gerações subsequentes. Afinal, se é mais natural, deve ser melhor para o corpo. Infelizmente, nem sempre é esse o caso.
Semelhante às drogas farmacêuticas, existem alguns suplementos de ervas que podem causar efeitos secundários negativos, especialmente quando combinados com outros medicamentos e / ou suplementos. Um estudo recente indicou que dos adultos que tomam suplementos de ervas juntamente com medicamentos prescritos (aproximadamente 1 em cada 6), muitos têm pouca ou nenhuma compreensão de como estes interagem. Para adultos mais velhos, muitos dos quais tomam pelo menos um medicamento prescrito, há uma possibilidade ainda maior de uma reação negativa da combinação de suplementos e medicamentos.
À medida que a demanda por alternativas à medicina tradicional cresce, o número de empresas que desejam vendar nesta área aumentará. E, embora algumas destas empresas possam ser motivadas pelo desejo de ajudar as pessoas através de produtos mais naturais, outras só podem estar mais interessadas em lucros. Em última análise, a chave para os consumidores é investigar tanto as formas de medicina quanto possível e consultar um médico / nutricionista para entender os aspetos positivos e negativos por trás de ambos.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os nossos cuidadores podem auxiliar na toma de medicamentos prescritos ou suplementos de ervas (quando recomendado por um médico ou outro profissional de saúde) para ajudar a manter os seniores seguros, fornecendo lembretes de medicação. Podemos ajudar a promover um estilo de vida saudável e proporcionar companhia. Entre em contato com o escritório local do Comfort Keepers® hoje para obter mais informações.



Referências

HealthGuidance. “Prescription Drugs vs. Natural Alternatives” by John Gibb. Web. 2017.

Love To Know. “Alternative Medicine for the Elderly” by Chris Dinesen Rogers. Web. 2017.

Mother Earth News. “Herbs Vs. Drugs: Get the Facts about Medicine” by Lynn Keiley & Stephanie Bloyd. Web. 2007.