Adapte a casa a idosos com incapacidades visuais

O aumentar das taxas de aparecimento e prevalência de doenças oculares e perda de visão nos mais velhos, não significa necessariamente que mais idosos terão de sair de suas casas e ingressar em Instituições para poder viver em segurança.
Fazer pequenas adaptações nas suas casas poderá permitir aos seniores com problemas de visão viver independentemente nas suas comunidades, isto poderá permitir um aumento da sua qualidade de vida geral. Vamos sugerir neste artigo algumas dicas para tornar as casas de seniores com dificuldades de visão em ambientes mais seguros.
As quedas são um grande risco nos idosos, sendo que o risco de queda aumenta com a idade, e adultos mais velhos têm maior dificuldade em recuperar de quedas. Isto significa que uma queda pode precipitar uma serie de problemas de saúde. Juntar a maior probabilidade de queda em idosos com problemas de visão pode significar a receita certa para o desastre. É imperativo efetuar alterações que promovam uma maior segurança em casa dos seniores com problemas de visão:
·         Remover carpetes ou tapetes que estejam velhas, desgastadas, enrugadas que poderão provocar tropeções;
·         Uso de pisos antiderrapantes e lisos;
·         Reduza o risco de tropeçar removendo os fios soltos e mantenha as passadeiras bem colocadas e presas ao chão.
·         Garanta que a mobília não obstrói locais de passagem, mantenha as cadeiras junto à mesa após o seu uso;
·         Torne os corredores, portas, locais de passagem bem visíveis usando fita adesiva florescente, brilhante ou colorida;
·         Certifique-se que a casa tem luz suficientemente brilhante, uniforme em todas as áreas, especialmente nos locais de passagem frequente;
·         Instale barras de apoio nas casas de banho ou outras áreas da casa onde seja necessário algum tipo de apoio especial (inicio e fim de zonas de escadas).
Pode ajudar estes idosos com perdas de visão a permanecer independentes e ajuda-los em atividades funcionais com outras modificações:
·         Comprar mobília que seja texturada e fácil de identificar; usar igualmente a textura para identificar itens como interruptores, fim de zonas de escadas ou fim de corredores, botões de eletrodomésticos;
·         Controle a luminosidade da casa usando persianas e cortinas, certifique-se que os espelhos estão colocados de maneira a não encandear com reflexo;
·         Verifique se existem luzes ajustáveis nos locais onde se realizam tarefas rotineiras ou de leitura;
·         Use cores brilhantes e contrastantes em toda a casa para que o idoso possa diferenciar as áreas;

Muitas das modificações são simples e baratas, podem ser feitas gradualmente acompanhado o crescendo de necessidades do idoso. Enquanto as dicas acima cobrem muitas das necessidades, organizações sociais podem ser uma mais valida na ajuda da realização destas adaptações ou de alterações mais específicas consoante as necessidades.
Oferecer auxilio também pode ajudar a aliviar grande parte da ansiedade, proporcionando a estes idosos com problemas de visão, ajuda para de desenvolver as suas atividades normais. Família e amigos podem ser uma forte ajuda, mas não podem estar presentes em 100% das situações. Cuidados profissionais podem ser uma forte ajuda nos idosos com perda de visão, estes cuidados permitirão ao idoso ter um papel ativo e fazer as atividades regulares. Para mais informações sobre como os cuidados domiciliários podem ajudar idosos com problemas de visão, contacte o seu escritório local da Comfort Keepers®.

Bibliografia
American Foundation for the Blind. (n.d.). Creating a comfortable environment for people with low vision. Retrieved from http://www.afb.org/info/low-vision/living-with-low-vision/creating-a-comfortable-environment-for-people-with-low-vision/235.
Bakker, R. (July 1, 2005). Household tips for people with low vision. Cornell University Program for Environmental Geriatrics. Retrieved from http://www.environmentalgeriatrics.com/pdf/handouts/household_tips_low_vision.pdf.
Centers for Disease Control and Prevention. (2011). The state of vision, aging, and public health in America. Retrieved from http://www.cdc.gov/visionhealth/pdf/vision_brief.pdf.

National Institutes for Health Senior Health. (n.d.). Falls and older adults. Retrieved from http://nihseniorhealth.gov/falls/aboutfalls/01.html.