Quebrar o ciclo de maus-tratos

Burlões que tentam extorquir dinheiro a idosos através de esquemas fraudulentos, é provavelmente o abuso mais conhecido feito a idosos. O que a generalidade das pessoas não entende é que os abusos a idosos  são prevalentes e amplos, não se restringindo a estes esquemas e fraudes. O abuso a idosos abrange uma variedade de maus-tratos, incluindo abuso físico, emocional, sexual, abandono e negligencia. Surpreendente é a origem destes maltratos, sendo que a maior parte advém da família, dos amigos e surpreendentemente dos próprios idosos sob a forma de uma autonegligência. Infelizmente também se assiste a uma taxa muito baixa de denuncias para estes maus-tratos, apenas 1 em cada 14 casos são levados até às autoridades, profissionais médicos, ou prestadores de serviços sociais.
A não denuncia destes abusos pode ter consequências devastadoras nas vitimas, com os idosos que sofrem de maus-tratos a desenvolverem 300% mais o risco de morte em relação a idosos não expostos a atos deste tipo de violência. O impacto económico e igualmente grave, o custo ascende aos milhões para os sistemas de saúde e para as vitimas.

Quem está em maior risco?

Qualquer idoso pode tronar-se numa vitima, mas a vulnerabilidade aumenta em grupos de risco, como em idosos com demência ou deficiência. Mulheres, com ou sem algum tipo de deficiência, tendem a sofrer mais abusos que os homens. Em 90% dos casos, os abusos têm origem nos conjugues, parceiros, filhos adultos ou outros membros da família.
A probabilidade de maus-tratos por parte dos familiares aumenta quando estes têm problemas com álcool ou outro tipo de drogas, problemas de saúde mental, ou ainda familiares cujo peso do cuidar é demasiado, afunilando esta sobrecarga emocional e de responsabilidade em atos de maltrato. Nos casos em que os idosos vivem sozinhos, o isolamento, a depressão, a demência e deficiência podem impedi-los de se cuidarem adequadamente, isto provocará uma autonegligência (considerado igualmente como um tipo de maltrato).


Como pode ajudar?

Podem ser tomadas medidas para ajudar a proteger dos abusos os idosos da nossa comunidade. As associações ou organizações de apoio às vitimas de abusos recomendam as seguintes ações:
·      Esteja alerta para os idosos da sua família e comunidade. Tente conhece-los, conversar com eles, deste modo reduz o isolamento, um fator de risco elevado para os maus-tratos e autonegligência.
·      Denuncie suspeitas de negligencia e abusos, e insista em falar nos casos se sentir que as situações encontradas não melhoram. Pode relatar casos de abuso ou negligencia à sua esquadra local de policia ou através do numero nacional de emergência 112. Associações ou organizações locais ou nacionais de apoio às vitimas podem ajuda-lo a proceder corretamente neste tipo de situações.
Sinais alarmantes de violência podem incluir:
·      Hematomas, cortes, queimaduras, marcas de impacto ou de pressão, ossos partidos;
·      Abandono inexplicado de atividades normais por parte do idoso;
·      Alterações repentinas na situação financeira do idoso;
·      Falta de higiene, escaras, perda repentina de peso, estes fatores podem evidenciar que o idoso não está a cuidar de si, ou o cuidador está a ser negligente;
·       Relações tensas ou discussões frequentes entre o idoso e o seu cuidador;
·      Desprezo, ameaças ou táticas de poder ou controle usados pelo conjugues ou parceiros do idoso.
·      Voluntariado em organizações que prestem apoio a idosos pode ajuda-lo a ajudar os idosos a cuidarem de si.
Encontre serviços locais que possam atuar para uma diminuição da probabilidade de situações de vulnerabilidade aos abusos, ou de casos de autonegligência. Organizações ou associações locais são fontes importantes de informação acerca de programas especializados de assistência que forneçam alimentação, ou programas de promoção e apoio à saúde. Manter os idosos saudáveis e independentes é um grande dissuasor de abusos e negligencias.
Aprenda o máximo possível acerca deste assunto. Lembre-se o abuso a idosos pode acontecer a qualquer um, um dia mais tarde pode ser consigo.

Como pode a Comfort Keepers® ajudar os cuidadores familiares?

Cuidar de um familiar mais velho nem sempre é uma atividade gratificante, esta apresenta-se muitas vezes como stressante e cansativa. Isso pode causar variações de humor, frustração, apesar de todo o carinho e boas intenções proporcionada pelo cuidador. Cuidadores familiares podem obter ajuda através de cuidados de repouso, onde a Comfort Keepers envia um cuidador profissional para ajudar permitindo que o cuidador familiar tenha algum tempo de folga para cuidar das suas atividades diárias, participar em eventos, ou até mesmo ter um período de férias ou uma tarde de descanso. Ao voltar a ter o seu tempo o cuidador familiar pode continuar a dar ao idoso o carinho que ele merece.

Referencias Bibliográficas

Administration on Aging. (n.d.) What is elder abuse? Retrieved from http://www.aoa.gov/AoA_programs/elder_rights/EA_prevention/whatisEA.aspx.
National Center on Elder Abuse. (n.d.). Frequently Asked Questions. Retrieved from http://www.ncea.aoa.gov/faq/index.aspx

National Center on Elder Abuse. (n.d.). Statistics/Data. Retrieved from http://www.ncea.aoa.gov/Library/Data/index.aspx