Casas com Design para Seniores

Cada vez mais Seniores escolhem envelhecer nas suas casas. Isto aumenta a necessidade de adaptações para acompanhar as mudanças físicas do processo de envelhecimento. A maioria das casas foi desenhada a pensar em acomodar habitantes jovens e saudáveis, o que as torna eficazes para esta população, mas não para os idosos.
Nasce a necessidade de criação de habitações estandardizadas, completamente acessíveis e pensadas para os mais velhos. Ao mesmo tempo muitos proprietários de casa tendem a simplesmente não adapta-las, pois esta adaptação representa um custo muito elevado.
Mas existem pequenas alterações, simples, que podem dar conforto e independência aos idosos ou adultos com algum tipo de incapacidade, permitindo uma maior qualidade de vida nas suas casas. Algumas alterações de baixo orçamento que podem ser feitas:
·      Colocar corrimãos em ambos os lados das escadas, interiores e exteriores;
·      Certificar-se que os passeios, corredores interiores e exteriores, divisões, são bem iluminados, arrumados, livres de obstáculos e lixo;
·      Certifique-se que as divisões tem o numero de fichas adequado, isto previne o uso de extensões que podem provocar quedas.
·      Altere as maçanetas redondas para “puxadores de alavanca”, estes são mais fáceis de utilizar por pessoas que tenham artrite. Também são fáceis de abrir quando se tem as mãos ocupadas;
·      Instale barras de apoio junto às sanitas e chuveiros;
·       Troque as torneiras de punho redondo, por torneiras com punhos de alavanca;
·      Coloque antiderrapantes na banheira ou polibã;
·      Utilize, se necessário, uma cadeira de banho;
·      Eleve as tomadas elétricas e os interruptores de luz que se encontrem numa posição mais baixa para que estes sejam de fácil acesso, mesmo de uma posição sentada.
Algumas alterações podem exigir um investimento maior, mas este investimento pode significar que o idoso ou o adulto com deficiência possa ter uma vida confortável na sua casa.
·      Modificar pelo menos umas das entradas, tornado esta acessível a cadeira de rodas, ou de fácil passagem a alguém com andarilho;
·      Aumentar a largura das portas interiores para que permitam a fácil passagem de cadeiras de rodas ou andarilhos;
·      Utilize uma sanita mais alta, adaptada a pessoas com mobilidade reduzida;
·      Subsitua pavimentos de alcatifa por pavimentos antiderrapantes lisos, isto facilitará a deslocação de cadeira de rodas;
·      Certifique-se que se a casa contemplar mais que um piso, o rés do chão tem todas as divisões necessárias a uma vida confortável (quarto, casa de banho, sala, cozinha, lavandaria);
·      Substitua as banheiras tradicionais por polibãs, estes são muito menos perigosos e fáceis de utilizar;
·      Prefira armários de cozinha mais baixos que possam ser facilmente alcançados.
Os seniores mais novos, ou todos os proprietários de casas, podem pensar atempadamente nas acessibilidades da sua residência, ao invés de fazerem estas alterações de uma vez, quando acontece algum incidente incapacitante. Assim em vez de renovar rapidamente as suas casas, para tornar acessível varias necessidades, os proprietários podem adoptar uma abordagem mais proactiva,  fazendo uma manutenção contínua das suas casas. Ao mesmo tempo que são feitas pequenas obras de manutenção, vão sendo incorporadas estruturas acessíveis sem um aumento significativo do orçamento. Para mais informações consulte o seu escritório Comfort Keepers.

Bibliografia:

AARP. (2011). The AARP home fit guide. Retrieved from http://www.aarp.org/content/dam/aarp/livable-communities/documents-2014/AARP-Home-Fit-Guide-2014.pdf.

Hollies, D. (n.d.). Universal design. Home Advisor. Retrieved from  http://www.homeadvisor.com/article.show.Universal-Design.8330.html.