Cuidar da Saúde dos Pés

Muitos idosos fazem exercício físico, exames de saúde regulares, e na grande maioria tentam cuidar de si. No entanto, idosos atentos à sua saúde e com um bom auto cuidado, tendem a esquecer-se de cuidar os seus pés. Nesta parte do corpo tão essencial à locomoção as lesões, a negligência e doenças são os principais factores para a perda da mobilidade nos mais velhos. 
Um estudo refere que, 71% das pessoas com 65 ou mais anos de idade indicam ter algum tipo de dor nos pés, apenas 39% destes solicitaram conselhos médicos, do mesmo modo apenas 26% acreditavam que os problemas nos seus pés fossem questões médicas.
Os idosos tendem a ter mais problemas nos pés que os mais jovens, simplesmente porque os usaram mais tempo. As mulheres têm 4 vezes mais probabilidade de ter problemas nos pés que os homens, podendo este facto estar relacionado com o uso de calçado com salto alto, menos confortável. Outras condições como diabetes ou problemas circulatórios afetam igualmente a saúde dos pés.
Negligenciar a saúde dos pés pode levar a complicações como problemas de coordenação, equilíbrio e marcha. Estas complicações podem desencadear doenças ou infecções e aumentar exponencialmente a probabilidade de queda, que uma vez ocorrida pode provocar danos irreversíveis, podendo mesmo levar a uma diminuição acentuada da qualidade de vida.
Como na saúde do resto do corpo, a prevenção através de um cuidado atento dos pés, assegura que os idosos possam manter o maior tempo possível a sua mobilidade e independência.

Cuidar os pés

Seniores saudáveis devem monitorizar regularmente a saúde dos seus pés. Com uma limpeza e exames regulares, conseguem percecionar alterações e mudanças que possam acontecer. O uso de sabão neutro e loções hidratantes ajuda a pele a manter-se hidratada, a não gretar e a diminuir a sensação de prurido.
Assegurar que os pés se mantêm secos ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolvimento de infecções fúngicas, assim como manter os pés quentes ajuda na circulação sanguínea.
Manter as unhas dos pés correctamente aparadas ajuda a prevenir o encravamento destas, bem como diminui a dor nos dedos dos pés. As unhas dos pés devem ser cortadas a direito (não se deve dar uma forma curva à unha), usando cortadores especiais, devem ser deixadas com um tamanho ligeiramente acima das pontas dos dedos. Regularmente deve também alongar os membros inferiores; o uso de calçando confortável e apropriado promove uma boa saúde dos pés bem como previne fascite plantar (dor na planta do pé).

Auxilio no Cuidado dos pés

Cuidar dos pés pode ser difícil para os idosos, estes têm menos flexibilidade, ou outros impedimentos que os impedem de alcançar, limpar e examinar correctamente aos seus pés. Prestadores de cuidados, podem ajudar nestes casos, especialmente em idosos com problemas de saúde (exemplo: diabetes) que têm um impacto devastador na saúde dos pés, e assegurar o cuidado necessário que os pés e as unhas dos pés necessitam.
Cuidadores familiares devem assegurar que os pés se mantém limpos, secos e examinar a existência de deformidades nas unhas, aparando-as quando necessário. Devem também examinar a existência de algum tipo de infecção fúngica, feridas, cortes, rachas e secura. Este tipo de complicações pode levar a doenças, infecções, amputação em idosos com diabetes, entre outras complicações médicas, pelo que um pronto diagnóstico médico é essencial.
Cuidadores podem também melhorar a circulação sanguínea, através do uso de suportes para elevação dos pés, bem como variados locais onde os idosos possam sentar-se e descansar quando não estão a andar.
Para mais informações em como os cuidados domiciliários podem ajuda-lo a si e aos seus familiares contacte a Comfort Keepers.


Referencias bibliográficas

California Podiatric Medical Association. General questions: Answers to frequently asked questions on feet and podiatric medicine. Retrieved from https://www.podiatrists.org/visitors/foothealth/faqs/general
Madams, N. (July 2012). A dystopia of foot care? Generations Review, 22(3), 14-16. Retrieved from http://www.britishgerontology.org/generations-review/gr-issues-2007-to-present.html.
Munro, B.J. and Steele, J.R. (May 1998). Foot-care awareness. A survey of persons aged 65 years and older. Journal of the American Podiatric Medical Association, 88(5), 242-248. Doi: http://dx.doi.org/10.7547/87507315-88-5-242.
Ray, L. (August 16, 2013). How to take care of the feet & toenails of the elderly. Retrieved from http://www.livestrong.com/article/74589-care-feet-toenails-elderly/.

Zagaria, M.A.E. (October 19, 2012). Focus on the foot: Changes with age and disease. US Pharm., 37(10), 20-24. Retrieved from http://www.uspharmacist.com/content/d/senior_care/c/37044/.