Cuidados Domiciliários Podem Reduzir Reinternamentos

Com o Sistema Nacional de Saúde sobrecarregado e com insuficiência de fundos, os médicos e outros profissionais de saúde, procuram cada vez mais, formas reduzir as chances dos reinternamentos hospitalares nos idosos.
São várias as causas que levam idosos a serem readmitidos num hospital, sendo que destas a maior parte poderia ser evitada.
Estudos indicam, que os cuidadores são fundamentais para ajudar os seniores a superar algumas das principiais causas evitáveis de reinternamento. Consideremos o seguinte:
·         Muitos idosos não são capazes de seguir os horários da medicação prescrita. Quando consideramos que, em média, um idoso com afeções crónicas recebe pelo menos 50 receitas médicas diferentes anualmente, não é difícil imaginar o quão facilmente se pode confundir com os medicamentos ou horários das tomas. Os cuidadores podem não só lembrar os seniores da toma da medicação, mas também fazer a gestão da lista de medicamentos, das doses a tomar, isto facilita igualmente a comunicação com os médicos no acompanhamento a consultas.
·         Falta de acompanhamento médico e de cuidados básicos de saúde no pós alta hospitalar, é uma das causas principais nas readmissões hospitalares. Quase dois terços destas readmissões teriam sido evitadas se estes doentes tivessem sido acompanhados pelos seus médicos até pelo menos duas semanas após o internamento. As razões para esta falta de acompanhamento estão relacionadas com falta de transporte ou esquecimento. A equipa de acompanhamento pode fazer chegar o plano de consultas ao cuidador responsável. Estes cuidadores vão garantir a presença do doente nas consultas ou exames complementares.
·         Ter um plano de alta para o idoso antes da saída do hospital pode ser crucial para a recuperação, mas quando este é entregue ao doente existe o perigo deste não conseguir absorver a informação critica que esta a ser passada. Um cuidador conhecedor do plano de alta de um idoso torna-se num forte aliado à sua recuperação. Estes podem ajudar o idoso a seguir o plano, avisar a família ou outros de alterações ou problemas. Podem também ajudar a explicar a informação, ou garantir que as pessoas certas são notificadas das dúvidas que possam surgir no decurso dos tratamentos. Isto retira stress ao idoso, podendo assim concentrar-se na recuperação.
Enquanto alguns idosos têm a família e amigos para os auxiliar, quando abandonam o hospital, muitos não dispõem deste suporte. Nestes casos os profissionais de saúde podem tomar medidas que garantam que o idoso tem auxílio de um cuidador profissional, antes mesmo deixar o hospital. Mesmo aqueles que dispõem de amigos ou familiares para ajudar, podem beneficiar com um cuidador profissional durante os momentos em que estes estejam ocupados. Para mais informações sobre como os cuidados domiciliários podem ajudar os idosos a recuperar de um internamento hospitalar, entre em contacto com o seu escritório Comfort Keepers® mais próximo ainda hoje.  

     Bibliografia:

                American Hospital Association. (September 2011). Examining the drivers of readmissions and
   reducing unnecessary readmissions for better patient care 2011 AHA Policy Research.
   Retrieved from  http://www.aha.org/research/policy/2011.shtml.

Robert Wood Johnson Foundation. (February 2013). Ten things you should know about
   care transitions
. Retrieved from
   http://www.rwjf.org/content/dam/farm/toolkits/toolkits/2013/rwjf40
4086.