Redução Do Risco De Reinternamento Hospitalar Após Artroplastia Total Do Joelho

Desde 1991 houve um aumento substancial no numero de idosos submetidos à artroplastia total do joelho. O aumento da prescrição deste procedimento cirúrgico está relacionado com a sua taxa de sucesso, bem como do aumento na qualidade de vida que os pacientes sentem após serem submetidos a este tratamento. A artroplastia total do joelho pode reduzir ou aliviar dores e aumentar a mobilidade, permitindo aos idosos retomar actividades que estavam impedidos de realizar devido a problemas no joelho.
Embora as taxas de utilização deste procedimento tenham aumentado, o tempo de hospitalização após uma artroplastia total do joelho passou para metade. Mas este procedimento não esta isento de riscos e complicações podem surgir durante a recuperação. Os idosos submetidos a uma artroplastia total do joelho têm uma maior probabilidade reinternamento hospitalar. Mas com comportamentos e acções preventivas esses reingressos hospitalares podem ser reduzidos.
Idosos submetidos a uma artroplastia total do joelho têm uma probabilidade alta de desenvolver complicações pós cirúrgicas, como infecções ou trombose venosa profunda (TVP). A melhor defesa contra estas complicações está na informação e saber como proceder é essencial. Saber como se auto cuidar, entender os processos de recuperação e os tempos de recuperação, permitem uma recuperação mais rápida e eficaz. Os idosos devem solicitar ao seu médico a explicação de todos os processos do procedimento cirúrgico e da recuperação. Do mesmo modo os pacientes devem indicar a sua história clínica, isto permitirá despiste de quadros anteriores de complicações de saúde, que possam afectar este procedimento.
TVP é a causa mais comum para o reingresso hospitalar no pós cirúrgico, este quadro médico acontece quando se forma um coágulo de sangue dentro de uma veia profunda. A TVP pode ser fatal quando o coágulo se solta e viaja pela corrente sanguína até aos pulmões. Algumas patologias como varizes, ou factores como tabagismo, medicação, podem tornar o paciente mais susceptível à formação desse tipo de coagulo. O médico deve ser alertado  antes da cirurgia para estas patologias e factores, afim de serem tomadas precauções visando a minimização do risco, e alertando para a necessidade de uma monitorização próxima do paciente durante as semanas que se seguem ao procedimento cirúrgico.
Os idosos que realizam esta cirurgia devem ser vigilantes e seguir todas a recomendações do seu médico para obterem uma boa reabilitação e recuperação. Embora se possa considerar o movimento como adverso à recuperação, neste caso a mobilização pode é um forte dissuasor da TVP. A reabilitação inicia-se normalmente no dia seguinte ao procedimento. Os idosos podem ajudar na sua recuperação seguindo correctamente as actividades e exercícios prescritos pelo médico.
Para reduzir o risco de complicações, como as infecções, os idosos submetidos à artroplastia total do joelho devem realizar todas as consultas de acompanhamento programadas com o seu médico. Só com um acompanhamento próximo durante a recuperação, o médico será capaz de identificar sinais de complicações, que podem necessitar de uma rápida intervenção.
Durante o período de recuperação o idoso pode necessitar de auxilio na realização de atividades da vida diária. Quando a família ou amigos não podem estar presentes, os cuidados domiciliários podem ser a resposta. Os cuidadores podem ajudar na higiene, nas tomas de medicação, acompanhamento a consultas medicas promovendo uma reabilitação de sucesso.
Para mais informações não hesite em contactar a Comfort Keepers.

Referencias bibliográficas

American Academy of Orthopedic Surgeons.(January 2009). Deep vein thrombosis. Retrieved from http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=a00219.
Brand, R.A., Mont, M.A., Manring, M.M. (June 2011). Biographical Sketch: Themistocles Gluck (1853–1942). Clin Orthop Relat Res., 469(6), 1525–1527. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3094624/#__ffn_sectitle.
Cram, P. (February 19, 2013). Total knee arthroplasty among Medicare beneficiaries. Physicians Weekly. Retrieved from http://www.physiciansweekly.com/total-knee-arthroplasty-medicare-beneficiaries/.

Jordan, C.J., Goldstein, R.Y., Michels, R.F., Hutzler, L., Slover, J.D. and Bosco, J.A. (Novemebr 2012). Comprehensive program reduces hospital readmission rates after total joint arthroplasty. Am J Orthop., 41(11), E147-151.