Melhor forma de recuperar? Mantenha-se social

Recuperar de um episódio de doença que levou a um internamento hospitalar, apresenta um desafio de recuperação para qualquer pessoa. Para os idosos que se apresentam isolados socialmente, debatendo-se com a solidão, os reajustamentos do pós hospitalar podem ser especialmente complicados. Aqui o isolamento e a solidão podem de facto aumentar a probabilidades de reinternamento hospitalar, mantendo o individuo nesta rotina de recaídas e internamentos sucessivos.
A investigação mostra-nos evidencias de que a solidão e o isolamento social, são um contributo negativo importante para a saúde física, não afetando unicamente a saúde mental. Estudos mostram que idosos isolados têm tensão arterial mais elevada que os seus pares socialmente inseridos, e apresentam taxas de institucionalização mais elevadas como consequência de um estado de saúde mais débil. Não é só o estar sozinho que afeta negativamente a saúde, o simples facto do sentimento de, “se sentir sozinho”, está associado com uma maior prevalência de quadros de demência em séniores, bem como um aumento de mortes prematuras.
Solidão e isolamento social podem ser alavancas para o aparecimento de doenças crónicas como problemas cardíacos, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), diabetes, e como referido anteriormente, tornar as recuperações mais difíceis. Um estudo refere mesmo que em adultos mais velhos têm duas vezes mais probabilidade sofrerem um reinternamento após um ataque cardíaco, que os idosos que estão socialmente integrados.
Isto implica que para uma recuperação bem sucedida, a conjugação entre os tratamentos de saúde e as circunstâncias sociais são fatores importantes para esta recuperação. Família, amigos e cuidadores devem ser particularmente sensíveis aos níveis de envolvimento e estados de humor do idoso na retorna de um internamento hospitalar. Durante a recuperação, interações regulares com o idoso, como refeições familiares, ajuda nas atividades da vida diária, podem ajudar a aliviar a sensação de isolamento proveniente da situação de falta de saúde. Enquanto o idoso recupera, encoraja-lo e auxilia-lo nas atividades com amigos, família e comunidade, pode prevenir eficazmente o isolamento social.
Séniores que não tenham família próxima o sem uma rede social podem beneficiar muito dos serviços de acompanhamento e de outros serviços de cuidados em casa. Cuidados domiciliários podem dar aos idosos o apoio que necessitam para se reintegrarem socialmente, provocando um reassumir de atividades que outrora desenvolveram, funcionando também como um incentivo a participar em novas atividades. Este tipo de acompanhamento pode também ajudar no transporte, eliminando esta barreira física de sociabilização. Fazer chegar os idosos a este tipo de atividades causa um aumento no envolvimento pessoal e social nas atividades ajudando na gestão das atividades diárias pessoais, mas também no caminho para a recuperação aumentando como consequência a qualidade de vida.  

Referencias bibliográficas

Hawkley, L.C. and Cacioppo, J.T. (October 2010). Loneliness matters: A theoretical and empirical review of consequences and mechanisms. Ann Behav Med. 40(2). doi: 10.1007/s12160-010-9210-8. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3874845/.
Reblin, M. and Uchino, B.N. (March 2008). Social and emotional support and its implication for health. Curr Opin Psychiatry, 21(2): 201–205. doi:  10.1097/YCO.0b013e3282f3ad89. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2729718/.
Shulevitz, J. (May 13, 2013). The lethality of loneliness: We now know how it can ravage our body and brain. New Republic. Retrieved from  http://www.newrepublic.com/article/113176/science-loneliness-how-isolation-can-kill-you.

Windle, K., Francis, F. and Coomber, C. (October 2011). Preventing loneliness and social isolation: Interventions and outcomes. SCIE Research Briefing 39. Retrieved from http://www.scie.org.uk/publications/briefings/files/briefing39.pdf.