Impactos de uma vida com stresse na saúde

O stresse pode ter impacto negativo na saúde em qualquer idade, mas à media que se envelhece os efeitos negativos do stresse acentuam-se em relação aos adultos mais novos.


Seniores que tentam manter-se ativos e saudáveis podem beneficiar com a redução do stresse nas suas vidas. O stresse pode causar impactos negativos na saúde em qualquer idade, mas à medida que se envelhece os efeitos do stresse na saúde tornam-se mais severos, causando problemas progressivamente mais graves.
Anos de stresse têm custos, aumentam o risco dos idosos desenvolverem doenças cronicas como a hipertensão, o que pode culminar em doenças do coração, cancro ou até diabetes. O stresse pode desencadear uma reação fisiológica primordial, concebida pela natureza para o ajudar a enfrentar o perigo: a reação "lutar ou fugir", esta pode provocar ganho de peso e afetar a maneira como o corpo processa a glicose. Estes são dois fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes.
Stresse prologando está também associado a taxas elevadas de incapacidade, alterações na mobilidade e problemas cognitivos. O stresse não só torna os idosos mais vulneráveis a doenças crónicas, como também reduz a capacidade destes em combater infeções ou recuperar de uma doença.
Enquanto a relação de causa efeito entre o stresse e o desenvolvimento de doenças é um tópico ainda em estudo. Os investigadores descobriram, em parte, que a causa do stresse ter um impacto tão vasto na saúde deve-se à reação das pessoas a este. O stresse pode alterar padrões, e indivíduos sob stresse tendem a exercitar-se menos, ouvir mal, fumar mais e a deixar de acatar as recomendações médicas. O fator comportamental pode também, em parte, explicar o porquê do stresse ter um forte impacto na saúde de certos indivíduos e em outros não.
Para os idosos que estejam a procurar maneiras de reduzir o stresse nas suas vidas, existem variadas estratégias que podem tentar. Para iniciantes, assegurar que cuidam de si através de uma alimentação equilibrada, de uma dieta nutritiva, não fumando e diminuindo a ingestão de álcool e cafeina, pode ajuda-los a estar fisicamente preparados para lidar com o stresse. Exercício e yoga são igualmente boas formas de libertar o stresse acumulado, assim como meditação e exercícios de respiração. Ser socialmente ativo e partilhar a vida pode ajudar os seniores a visualizar os seus problemas de uma perspetiva diferente, tornando-os mais fáceis de gerir. Finalmente, são muitos os benefícios em procurar um profissional caso o stresse se torne num desafio avassalador. Psiquiatras, educadores sociais entre outros profissionais de saúde podem oferecer uma orientação personalizada e guiar os idosos para serviços como, ajuda no transporte, alimentação, programas especializados em seniores, que podem aliviar as fontes de stresse.
Contratar um cuidador profissional pode igualmente reduzir as fontes de stresse nos seniores com dificuldade em gerir as suas vidas. Estes cuidadores ajudam os idosos nas suas atividades da vida diária, como preparação de refeições; ajudando a manter as suas casas limpas e arrumadas; ajudando nas dificuldades de mobilidade e transporte; prevenindo as doenças e o isolamento através de um cuidado próximo, fomentando atividades sociais; Para mais informações de como os cuidados domiciliários podem ajudas os seniores, contacte o seu escritório Comfort Keepers®.

Bibliografia


Huffington Post. (March 12, 2013). Stress and aging: 5 ways stress affects post-50s (and how to create a less stressful lifestyle). Huff Post, Post 50. Retrieved from http://www.huffingtonpost.com/2013/03/12/stress-and-aging-10-ways-_n_2805468.html. Nilsen, C., Andel, R., Fors, S., Meinow, B., Mattsson, A. D., & Kåreholt, I. (2014). Associations between work-related stress in late midlife, educational attainment, and serious health problems in old age: a longitudinal study with over 20 years of follow-up. BMC Public Health, 14(1), 878. Retrieved from http://www.biomedcentral.com/1471-2458/14/878. Potts, J. (October 10, 2007). Stress contributes to range of chronic diseases, Carnegie Mellon psychologist says. Carnegie Mellon Headlines. Retrieved from http://www.cmu.edu/news/archive/2007/October/oct10_cohenjama.shtml. University of Rochester. (n.d.). Stress and older adults. Health Encyclopedia. Retrieved from http://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=1&ContentID=4530. - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/senior-health-wellbeing/health-impacts-of-stressful-living#sthash.gylNTTF2.dpuf.