DPOC e os benefícios do exercício físico

Pode ser difícil para os idosos com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) considerar a adoção de atividades de exercício físico, estes sentem que têm o peso do mundo sobre o seu peito. No entanto a atividade física é uma grande ajuda na respiração melhorando consequentemente o seu estado de saúde.
A inatividade é inimiga dos músculos, esta provoca o enfraquecimento muscular, incluindo o coração e os pulmões. O enfraquecimento dos músculos vai dificultar muito a movimentação. Situação similar acontecerá no coração e pulmões, com a diminuição da atividade e o enfraquecimento consequente, o idoso vai sentir-se mais fraco, cansado, com falta de ar e muito menos motivado para o exercício físico. A inatividade pode portanto, agravar os sintomas da DPOC deteriorando ainda mais o estado de saúde do doente.
A atividade física, porém, fortalece o coração e os pulmões, facilitando a respiração, podendo mesmo reduzir os sintomas da DPOC. Estudos mostram que pacientes com DPOC com níveis altos de atividade física estão 46% menos propensos a ser sofrer de internamentos ou reinternamentos hospitalares causados por agravamento da DPOC. Esta diminuição é fulcral, pois, um internamento pode significar muitas vezes o início de uma fase terminal da doença.
O exercício físico tem ainda benefícios secundários, istes vão permitir aos idosos relaxar mais, dormir melhor, vão causar uma redução da pressão arterial e estabilizar o açúcar no sangue. Sabe-se também da ligação entre a atividade física e a redução da depressão, da minimização dos efeitos secundários dos medicamentos e na redução de risco de doença cardíaca. Todos estes benefícios podem permitir que os seniores se mantenham independentes e com mobilidade, isto irá aumentar a sua qualidade de vida global.
Embora a atividade física possa oferecer uma infinidade de benefícios, é importante que os idosos com DPOC consultem o seu médico antes de aumentar os seus níveis de atividade, ou iniciar um novo programa de exercícios. Com orientação de profissionais médicos, mesmo os idosos em oxigénio-terapia podem começar programas de exercício, com as vantagens já referidas.

Bibliografia

COPD Foundation. (n.d.). COPD Statistics Across America. Retrieved from http://www.copdfoundation.org/What-is-COPD/COPD-Facts/Statistics.aspx.
COPD International. (March 18, 2011). The importance of exercise for the COPD patient. Retrieved from http://www.copd-international.com/exercise/.
Morgan, M. (2003). Preventing hospital admissions for COPD: Role of physical activity.Thorax, 58(2), 95–96. doi:10.1136/thorax.58.2.95. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1746570/.

Public Health Agency of Canada. (July 10, 2008). I have COPD. Why is it important for me to exercise? Retrieved from http://www.phac-aspc.gc.ca/cd-mc/crd-mrc/copd_exercise-mpoc_exercice-eng.php.