Os benefícios de ir às compras

Muitos idosos, contrariamente ao estereótipo do avô sentado e cidadão passivo que aguarda pacientemente em casa por visitas, têm uma vida ativa. Estes seniores são parte ativa nas suas vidas, interagem socialmente, contribuindo isto para o bem estar geral.
No entanto, ser ativo não implica necessariamente ter uma agenda preenchida com atividades previamente planeadas. Estudos referem que o participar nas atividades do dia-a-dia pode ser extremamente eficaz, obtendo-se efeitos muito benéficos. Ir às compras por exemplo, é uma tarefa do dia-a-dia que pode estimular processos cognitivos, proporcionar benefícios físicos e funciona como um atividade lúdica que estimula igualmente a interação social. Esta simples tarefa rotineira, pode ser um fator forte de qualidade de vida para os idosos que em comparação com outros já sejam tão ativos.
Atendendo que a tarefa de ir às compras se tornou numa atividade mais do que banal, a maior parte das pessoas não tem percepção dos processos cognitivos que esta tarefa implica. A atividade de sair de casa para realizar as compras implica que a pessoa tenha de identificar os itens em falta, determinar onde pode obter esses itens, avaliar e comparar antes e depois da compra, ser capaz de fazer uma comparação de preços. Estes processos são normalmente atribuídos a rotinas de consumo, mas no caso dos idosos esta atividade estimula áreas do cérebro envolvidas no desenvolvimento e ação dos processos de decisão.
Ao nível físico obtêm-se igualmente grandes benefícios. Seniores que vão regularmente às compras podem chegar a viver mais tempo do que aqueles que deixaram de realizar essa tarefa. Um estudo refere que em 1800 indivíduos com 65 ou mais anos que realizaram as suas tarefas de compras, especialmente os homens, tinham 27% menos de risco de morte do que aqueles que abandonaram esta atividade. Os investigadores indicam que isto pode ser explicado pela atividade física (caminhar) diretamente envolvida na atividade de ir às compras, a oportunidade do individuo comprar a sua comida, decidir o que quer ou não comprar. Isto vai afetar positivamente não só a sua dieta mas sobretudo a sua saúde, as suas interações sociais, levando a uma redução nos fatores que aumentam o risco de morte.
Este ultimo fator, a interação social, é o que pode afetar mais os anos de vida, pois afeta diretamente a qualidade de vida. Estudos de interações sociais relacionados com a longevidade mostram, que em idosos que sejam mais sociais, têm até 50% mais chances de viver mais tempo que aqueles que estejam isolados. A experiencia de ir às compras pode adicionar interações e suporte social, permitindo ao idoso conhecer e interagir com pessoas novas durantes o passeio, bem como usar as saídas como uma experiencia social com amigos e família.
Talvez o aspecto mais interessante de fazer compras, como atividade enriquecedora da vida, seja o apreciar desta atividade por parte dos idosos, mesmo por aqueles que possam ter problemas de saúde. Com uma pequena ajuda dos familiares, amigos, ou até dos cuidadores, os idosos em que a mobilidade e transporte sejam um desafio podem experienciar os benefícios de saúde, cognitivos, sociais que um dia de passeio nas compras pode providenciar.

Bibliografia

California State University, Stanislaus. (2012). Consumer buying behavior [Lecture notes]. Retrieved from http://archive.csustan.edu/market/williams/3410-07-10.htm.
Cole, C., Laurent, G., Drolet, A., Ebert, J., Gutchess, A., Lambert-Pandraud, R., et.al. (2008). Decision making and brand choice by older consumers. doi: 10.1007/s11002-008-9058-x. Retrieved from http://www.brandeis.edu/gutchess/publications/decision_making_and_brand.pdf. 
Holt-Lunstad, J., Smith, T. B., Bradley Layton, J. (July 27, 2010). Social Relationships and Mortality Risk: A Meta-analytic Review. PLOS Medicine, 7(7). doi: 10.1371/journal.pmed.1000316. http://www.plosmedicine.org/article/info:doi/10.1371/journal.pmed.1000316.

Paddock, C. (April 2011). Seniors who shop frequently live longer. Medical News Today. Retrieved from http://www.medicalnewstoday.com/articles/221975.php.