Estimular A Recuperação Após Artroplastia Total Da Anca

Graças aos avanços tecnológicos a atroplastia total da anca tornou-se num procedimento cirúrgico muito utilizado em idosos, esta cirurgia tem o objetivo de atenuar dores articulares provocadas pela artrite ou lesões. É um procedimento que apresenta um risco baixo, na maioria dos doentes, e oferece uma vida mais independente e com mais qualidade após recuperação.
Para o sucesso deste procedimento, é importante reduzir fatores de risco, prevenindo as readmissões hospitalares no pós-cirúrgico. Os idosos apresentam-se como um grupo suscetível a desenvolver complicações, podendo muitas vezes resultar em reinternamentos hospitalares. As complicações mais frequentes nesta população relacionam-se com infeções e eventos cardiovasculares.
Determinados fatores podem aumentar o risco de reinternamentos nos seniores, estes incluem a depressão, obesidade, malnutrição (que pode acontecer em conjunto com a obesidade) e défices de vitamina D. Estes fatores podem causar mais complicações no pós cirúrgico, incluindo infeções, resultando numa redução da capacidade para o individuo em realizar funções físicas diárias.
Outro fator muito importante para o sucesso deste tipo de tratamento relaciona-se com o tempo que o doente demora até fazer a cirurgia. Muitos idosos vão adiando a cirurgia por medo, quando o mais indicado será ser intervencionado o mais cedo possível, levando até a um período de recuperação mais curto.
Estes fatores mencionados são importantes na discussão entre o médico e o paciente, deste modo podem ser tomadas medidas preventivas adequadas. Igualmente do lado dos doentes podem ser tomadas medidas para potenciar a recuperação depois de uma atroplastia total da anca.
Antes da cirurgia, o doente pode iniciar um treino (de recomendação médica) de aumento de força muscular. Ter uma boa condição física antes da cirurgia tem mostrado ser um fator preponderante para obter melhores resultados, quer a longo quer a curto prazo, depois da cirurgia. Se o idoso a ser intervencionado fuma, deixar ajudará na recuperação, assim como manter uma dieta e peso saudável.
Após a cirurgia, é crítico que o doente esteja comprometido com a fisioterapia prescrita pelo cirurgião e equipa de fisioterapeutas. A atividade aumentará a recuperação, do mesmo modo, é importante que os pacientes não façam atividades que possam comprometer a recuperação, como, tomar banho em banheiras, movimentos extensivos para alcáçar objetos, usar escadas, vestir-se, fazer camas, conduzir, entre outros. É importante para a recuperação, nos seniores, ter ajuda para estas tarefas, até os seus médicos darem aprovação para as realizarem.
É possível que familiares e amigos possam ajudar, mas provavelmente o idoso irá necessitar de ajuda em períodos do dia em que estes não estarão disponíveis. Nestes casos, contratar um profissional de cuidados domiciliários pode fornecer a assistência necessária a uma recuperação mais fácil, reduzindo o stress familiar que aparece pelo idoso permanecer sozinho. Para mais informações em cuidados domiciliários, que ajudarão os idosos nas recuperações, contacte o seu escritório local Comfort Keepers®.

Bibliografia:

Brown, T.S., Banerjee, S., Russell, R.D., Mont, M.A., and Huo, M.H. (September 17, 2014). What’s new in total hip arthroplasty. The Journal of Bone & Joint Surgery, 96(18), p.1576-1582. http://dx.doi.org/10.2106/JBJS.N.00629. Retrieved from http://jbjs.org/content/96/18/1576#sec-6.
Centers for Disease Control and Prevention. (May 14, 2014). Inpatient surgery. Retrieved from http://www.cdc.gov/nchs/fastats/inpatient-surgery.htm.
Cleveland Clinic. (n.d.). Hip replacement. Retrieved from http://my.clevelandclinic.org/services/orthopaedics-rheumatology/treatments-procedures/hip-replacement.

Lavernia, C., D'Apuzzo, M., Rossi, M., and Lee, D. (October 2009). Is postoperative function after hip or knee arthroplasty influenced by preoperative functional levels? The Journal of Arthroplasty, 24(7). Retrieved from http://www.larkinhospital.com/larkinorthopedics/wp-content/uploads/2014/01/Is-Postoperative-Function-After-Hip-or-JOA-20091.pdf.