Conhecer a Sarcoidose


Existem doenças que entraram para o nosso léxico geral, estas vão de afeções ligeiras a patologias mais graves e complexas.




“A ter em atenção”

            Diabetes; Alzheimer; Artrite; Cancro.  Estas são algumas das afeções que entraram definitivamente para o léxico geral, estas representam apenas algumas, mas há uma grande probabilidade de conhecermos alguém que tenha lidado com cada uma destas doenças. Mas existe uma com quem as pessoas podem não estar tão familiarizadas, sendo no entanto comum, é a sarcoidose - uma doença crónica que leva à formação de células inflamatórias em vários órgãos em todo o corpo. Embora possa afetar os olhos, o fígado e o coração, a sarcoidose geralmente afeta os pulmões e a pele, causando uma falta de ar intensa e lesões, respetivamente. Um terço dos afetados pela sarcoidose são idosos.

Uma investigação constante

            Felizmente, a conscientização sobre a sarcoidose e os esforços na investigação aumentaram  nos últimos anos, mas, no geral, ainda há pouco se sabe sobre esta doença. Os investigadores acreditam que é o resultado da resposta anormal do sistema imunológico, mas o que desencadeia isso permanece um mistério. Alguns suspeitam que é causada pela inalação de certas toxinas prejudiciais no ar. De fato, um estudo recente mostrou que um número significativo de equipas de emergência  e bombeiros que ajudaram no socorro do 11 de setembro foram diagnosticados com sarcoidose. A suscetibilidade genética à sarcoidose também é considerada um fator primário.
O que sabemos sobre a sarcoidose é que pode afetar qualquer pessoa - e, embora seja frequentemente observada em pessoas entre 20 e 40 anos, aproximadamente 30% de todos os casos ocorrem em adultos mais velhos (maiores de 65 anos). Neste caso, é conhecida como sarcoidose de início tardio.

Tratar e viver com a Sarcoidose

Quando existe a suspeita de que um idoso possa ter sarcoidose, com base nos sintomas conhecidos (falta de ar, fadiga, lesões na pele, etc.), devem contactar imediatamente o seu médico. Este examinará os granulomas nos órgãos  e perguntará sobre o historial clinico, com foco específico na história familiar de sarcoidose, certas profissões podem ter risco aumentado, exposição a metais de berílio ou contato com poeiras orgânicas. O médico, então, fará uma série de testes diagnósticos, incluindo radiografias ao tórax, testes da função pulmonar e biópsias.
Quando acontece um diagnostico positivo á sarcoidose, existem várias formas de tratamento disponíveis, podendo não adequadas a todas as situações. Em doentes cujos órgãos foram significativamente afetados, será iniciada uma terapêutica. O tratamento envolverá melhorar a funcionalidade dos órgãos, aliviar os sintomas e reduzir a inflamação (através de um esteroide chamado prednisona). A sarcoidose pode desaparecer naturalmente, tornando o tratamento desnecessário. No entanto, embora os sintomas se possam dissipar, os órgãos ainda podem ser danificados pela sarcoidose, o que acaba por dificultar o combate às infeções .
Em todos os casos de sarcoidose, os indivíduos devem ser acompanhados regularmente e fazer reavaliações regulares. Assim como com qualquer outra doença, viver com sarcoidose pode levar a sentimentos de ansiedade ou depressão. É por isso que ter um sistema de apoio composto por familiares e amigos é fundamental - especialmente para os adultos mais velhos.
Embora possa não existir o mesmo nível de conscientização pública que têm outras doenças, é importante lembrar que a sarcoidose é uma doença grave.

A Comfort Keepers pode ajudar

Os nossos cuidadores profissionais da Comfort Keepers® podem ajudar os idosos a recuperar da sarcoidose. Quer isso signifique proporcionar companhia durante toda a semana e lembrá-los de tomar medicação ou simplesmente ajudar na preparação de refeições, podemos auxiliar em todos os aspectos da vida dos seniores. Os cuidadores também podem ajudar no transporte para consultas médicas agendadas ou qualquer outro lugar onde os idosos precisem ir. Saiba mais sobre o estilo único de cuidados da Comfort Keepers, entrando em contato com o escritório local da Comfort.

Referencias

Scientific American. “What is Sarcoidosis?” by Nikhil Swaminathan. Web. 2018.
National Institutes of Health. “Elderly-Onset Sarcoidosis: Prevalence, Clinical Course, and Treatment” by Jamilloux Y, Bonnefoy M, Valeyre D, Varron L, Broussolle C, Sève P. Web. 2013.
Sarcoidosis News. “High Incidence of Sarcoidosis Found in Ground Zero Firefighters and EMS Works Post 9/11” by Ana Pamplona, PHD. Web. 2017.
Chest Foundation. “Sarcoidosis” by Doreen Addrizzo-Harris, MD, FCCP; Joseph Barney, MSPH, MD, FACP, FCCP; Samantha D’Annunzio, MD; Sheetal Gandotra, MD; Nina Patel, MD, FCCP. Web. 2018.
National Heart, Lung, and Blood Institute. “Sarcoidosis.” Web. 2015.
ABC News. “Mac’s Death Raises Sarcoidosis Awareness” by Dan Childs and ABC News Medical Unit. Web. 2008.