Lesão traumática na cabeça e prevenção de quedas


À medida que nos desenvolvemos, o corpo se adapta-se e tendemos a permanecer em pé a maior parte do tempo, sem ter que pensar muito sobre isso. Só quando chegamos à idade avançada é que as chances de cair se tornam maiores e as lesões, por sua vez, se tornam muito mais graves.
Cair!
Pense em quando era criança e todas as vezes que caiu, seja por desentendimentos com irmãos ou a brincar com amigos. Pode-se dizer que cair é uma parte essencial do crescimento. De fato, as quedas são continuamente apontadas como a principal causa de hospitalização por traumatismo cranioencefálico (TCE) e morte em idosos.
Lesões cerebrais traumáticas
Embora os TCEs sejam sérios em qualquer idade, estes são muito mais propensos a ameaçar a saúde cognitiva dos idosos. Os efeitos podem ir de falta de coordenação até um estado de confusão geral. Além disso, numerosos estudos nas últimas décadas mostram que existe uma correlação entre lesões cerebrais (moderadas e graves) e o risco de desenvolver Alzheimer ou outras formas de demência.
O tratamento de TCEs leves pode exigir terapia ocupacional, física e / ou fonoaudiológica para ajudar um idoso a restaurar as suas capacidades, enquanto casos mais graves exigem hospitalização prolongada e observação cuidadosa. Seja leve ou grave, os TCEs são muitas vezes prejudiciais para o bem-estar de um idoso e podem interferir muito na sua qualidade de vida.
Como mencionado, as quedas representam a principal causa dos TCEs - bem como uma série de outros ferimentos debilitantes, como fraturas da anca entre outras fraturas - por isso é importante que os idosos façam o que puderem para reduzir o risco de quedas. Fazer isto pode ser a chave para manter a saúde e independência. Aqui estão algumas dicas a seguir:
Dicas na prevenção de quedas:
·      Faça rastreios à visão com frequência e use óculos, se prescritos por um optometrista. Não é incomum certas patologias oculares relacionadas à idade provocarem uma falta de perceção da profundidade fazendo com que um idoso caia.
·      Assegure-se de que a casa está livre de perigos. Remova tapetes soltos, pilhas de jornais / revistas, bem como quaisquer cabos que possam estar em zonas de passagem.
·      Instale ajudas técnicas sempre que possível. Isso pode incluir desde barras de apoio no WC até um assento sanitário elevado com apoio para braços.
·      Mantenha a casa iluminada. Mantenha luzes noturnas em todas as salas e corredores para garantir que existe sempre algum tipo de iluminação. Certifique-se da existência de lanternas facilmente acessíveis em caso de falha de energia.
·      Com a aprovação de um médico, adote um regime de exercícios na rotina diária. A atividade física moderada pode ajudar muito a melhorar o equilíbrio, a força e a coordenação - tudo isso pode ajudar a reduzir o risco de queda.
·      Converse com seu médico para entender como a medicação pode afetar as hipóteses de quedas. Da mesma forma, o médico pode identificar outros problemas que podem aumentar a probabilidade geral e determinar quais mudanças de estilo de vida devem ser feitas.
É importante que os idosos saibam que as quedas não são algo que aconteça normalmente com o envelhecimento, mas, devem também estar cientes de que não é algo que acontece apenas aos outros. Qualquer um pode cair, mas a maioria das quedas é evitável com as devidas precauções.
A Comfort Keepers pode ajudar
Se pudéssemos, muitos de nós provavelmente escolheriam estar com nossos entes queridos, para ajudar a garantir sua segurança. Mas inevitavelmente chega um momento os seniores precisam de apoio um adicional. A Comfort Keepers® pode dar essa assistência. Os nossos cuidadores profissionais podem ajudar a garantir que o ambiente de vida de um idoso seja mais seguro e que sejam tomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de queda. Podemos ajudá-los a chegar a qualquer consulta agendada com um médico ou optometrista. O nosso objetivo é ver que os seniores têm o que precisam para viver vidas felizes, seguras e independentes. Ligue para o escritório local do Comfort Keepers hoje para saber mais.
Referências
Mayo Clinic. “Health Aging: Fall Prevention.” Web. 2018.
National Council on Aging. “Debunking the Myths of Older Adult and Falls.” Web. 2018.
Alzheimer’s Association. “Alzheimer’s and Dementia: Traumatic Brain Injury.” Web. 2018.
Brain Injury Guide & Resources. “The Elderly and Traumatic Brain Injury.” Web. 2018.