quarta-feira, 24 de abril de 2013

Newsletter Mês de Abril - Benefícios do Yoga

Caros amigos da Comfort Keepers,

É com o maior prazer que trazemos até vós a newsletter do mês de Abril onde iremos abordar  os benefícios do Yoga para doentes com Parkinson.

Nesta newsletter contamos com a participação de uma convidada muito especial, a Yoga Terapeuta Susana Caramelo, do projecto Yoga for All, que nos explica quais são as vantagens para os doentes de Parkinson, na prática regular de Yoga, bem como, dois exemplos de exercícios de Yoga que pode praticar em casa, mesmo sem a supervisão de um professor qualificado.

Adicionalmente, informamos sobre como a Comfort Keepers pode auxiliar os doentes com Parkinson e apresentamos o nosso Infoguia da Doença de Parkinson, explicando o que é a doença, quais os sintomas, que tipo de exercício físico deve praticar e qual a melhor opção alimentar.  

Estamos sempre perto de si a cuidar daqueles que mais gosta!

Com os melhores cumprimentos,

Comfort Keepers - Cuidados em Apoio Domiciliário
Telefone - 808 203 095


 Benefícios do Yoga para Doentes com Parkinson

 

 

Os movimentos lentos e suaves do Yoga, assim como a maior consciência da respiração e as técnicas de relaxamento, mostram-se muito eficazes na redução dos impactos da doença de Parkinson.

Com a prática destes exercícios, fortalecemos os músculos que vão enfraquecendo à medida que a doença progride, aumentamos a flexibilidade e a amplitude das articulações. Adicionalmente, trabalhamos de forma eficiente o equilíbrio, reduzindo consideravelmente o risco de quedas, e melhoramos a biodinâmica de todo o corpo. O Yoga actua, ainda, a nível emocional e mental, pelo que o bem-estar global dos praticantes aumenta, assim como a sua independência e qualidade de vida.

Com aulas regulares e ajustadas a esta patologia, diminuímos as dores e aumentamos a mobilidade, bem como a capacidade de relaxamento e concentração.

Os exercícios respiratórios beneficiam o aparelho respiratório e actuam ainda ao nível do sistema nervoso, ajudando a superar os sentimentos de pânico e frustração, decorrentes dos momentos em que o movimento do corpo não acompanha a vontade do doente de Parkinson (devido a tremores, rigidez, lentidão de movimentos, sensação de desequilíbrio, etc.).

O Yoga melhora, igualmente, a qualidade do sono, tanto pela actuação das suas posturas físicas, como pelas técnicas de relaxamento.


Exercícios de Yoga para Praticar em Casa

 

 

 

Deixamos-lhe algumas técnicas simples que poderá praticar em casa, mesmo sem a supervisão de um professor qualificado (Yoga Terapeuta):

Rotações do tornozelo

De forma a promover a melhor circulação sanguínea e o relaxamento dos pés, deve:

- Sentar-se numa cadeira, com as costas alinhadas e alongadas; 
- Rodar devagar cada um dos pés no sentido horário e anti-horário, repetindo o exercício por 3 vezes para cada pé.

Equilíbrio

Coloque-se na postura da Montanha (Tadasana) - De pé, com o peso bem distribuído por ambos os pés, com a coluna alinhada e alongada e os braços estendidos ao longo do corpo.  

Fixe um ponto à altura dos olhos e concentre nele a sua atenção. Se estiver sozinho mantenha-se junto de uma mesa ou parede que lhe possa servir de apoio em caso de desequilíbrio.  

Lentamente passe todo o peso para os dedos dos pés, subindo ligeiramente os calcanhares do chão e mantendo o olhar fixo no ponto que escolheu inicialmente e o corpo alinhado.  

Passe depois todo o peso para os calcanhares, mantendo o alinhamento. Os movimentos são lentos, suaves e coordenados com a sua respiração.  

Repita 3 vezes e volte à posição inicial, distribuindo uniformemente o peso por ambos os pés.

Caso tenha alguma questão sobre estes ou outros exercícios adequados à prática de Yoga para doentes com Parkinson, contacte-nos:

Yoga Terapeuta: Susana Caramelo                    
Telefone: 939416300

 

 

Apoio da Comfort Keepers aos Doentes de Parkinson


A doença de Parkinson é uma das várias doenças que causam parkinsonismo, uma condição caracterizada por tremores e por movimentos rígidos e lentos. É uma doença grave, que afecta mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofram de Parkinson. Embora a doença também afecte uma pequena percentagem de pessoas mais jovens, os primeiros sintomas iniciam-se a partir dos 50 anos e o risco de desenvolvê-la aumenta com a idade.  


Esta doença é caracterizada por quatro sintomas essenciais: tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural. Há, igualmente, alterações cognitivas que, aliadas ao distúrbio motor, originam uma incapacidade comparável aos acidentes vasculares cerebrais. Para conseguir lidar com esta doença é necessário dar especial atenção à alimentação e ao exercício físico, uma vez que a actividade física evita que os doentes se tornem sedentários, situação que resulta numa redução da flexibilidade, força e resistência.


Como pode a Comfort Keepers ajudá-lo a cuidar de um familiar com a doença de Parkinson?
  • Transporte para sessões de fisioterapia, exercício físico, etc.
  • Apoio na gestão das tarefas domésticas, aquisição de bens essenciais, etc.
  • Preparação de refeições personalizadas em função das necessidades nutricionais e do gosto do doente.
  • Comunicação permanente com a família e profissionais de saúde sobre a evolução do estado de saúde do doente.
  • Acompanhamento a reuniões de grupo, auxílio na organização da documentação de despesas de saúde (IRS, seguradoras, sistema de saúde), preparação e aconselhamento para a evolução da doença.
  • Higiene pessoal, transferências, posicionamentos.
  • Apoio na execução de rotinas de exercícios prescritos.
  • Supervisão da toma de medicação.
  • Articulação e coordenação de ajudas técnicas no domicílio.
  • Articulação com serviços de fisioterapia, centros de reabilitação, médicos ou outros profissionais de saúde.
Para informações adicionais e conselhos sobre como gerir a doença, consulte o nosso Infoguia:

Contacte-nos sempre que desejar discutir as necessidades do seu familiar e o seu plano individual de cuidados.