quinta-feira, 12 de março de 2015

8 Regras de ouro para a saúde dos seus Rins!

 O que pode fazer pelos seus rins?

As doenças renais são assassinas silenciosas, que afetam largamente a qualidade de vida. Existem, no entanto, varias formas de reduzir o risco de desenvolver doenças renais.

Mantenha-se ativo e em forma

Manter-se em forma ajuda a reduzir a pressão arterial que por sua vez reduz os risco de doenças renais cronicas.

Controle regularmente os níveis de açúcar no sangue

Mais de metade dos doentes com diabetes desenvolvem danos nos seus ris, assim é de extrema importância para os doentes de diabetes, fezer um contrlo regular à sua função renal.
O danos renais provocados pela diabetes podem ser reduzidos ou prevenidos se detetados numa fase precoce. É importante controlar os níveis de açúcar no sangue.

Controle regularmente o níveis da pressão arterial

Embora a população em geral tenha consciência que ter valores altos da pressão arterial pode levar a AVC ou ataques cardíacos, poucos sabem que é causadora igualmente de danos nos rins.
Os valores considerados saudáveis para a pressão arterial são 120/80. Entre este valor e 139/89, o doente é considerado pré hipertenso e deve adotar estilos de vida e alimentação mais saudáveis. A partir do valor 140/ 90, os valores devem de ser analisados cuidadosamente pelo médico, e deve ser feita uma monitorização regular e atenta. Pressão arterial alta coloca o individuo especialmente vulnerável a complicações renais, ainda mais quando a este fator se associa a diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Coma saudável e controle o seu peso

Isto pode prevenir a diabetes, doenças cardíacas entre outras patologias associadas à doença renal cronica.
Reduzir a ingestão de sal. A recomendação de ingestão de sódio é de 5-6 gramas de sal por dia (+/- uma colher de chã). Para reduzir a ingestão de sal, limite os alimentos processados, comida de restaurante e não adicione sal á comida já preparada. Será mais fácil controlar a ingestão de sal de confecionar a própria refeição, com ingredientes frescos.

Hidrate-se!!!!

Embora estudos clínicos não sejam unanimes na quantidade ideal de água ou outros fluidos que devem ser ingeridos, deve-se pelo menos ingerir diariamente, para mentar uma boa saúde, o tradicional valor entre 1,5L e 2L por dia.
Consumir bastantes líquidos ajuda os rins a eliminar o sódio, ureia e toxinas do corpo, que, por sua vez, vão baixar significativamente o risco de desenvolvimento de doença renal cronica. A investigação porem indica que não se devem adotar “hábitos agressivos” de ingestão de líquidos, isto poderá provocar efeitos secundários. Mas estudos indicam ainda que vagamente que a ingestão de 2L de agua por dia pode reduzir o risco de declínio da função renal. É importante no entanto ter em mente um certo nível de ingestão de líquidos, o valor desta ingestão depende de variados fatores, como o sexo, exercício, clima, estado de saude, gravidez ou aleitamento. Alem disso pessoas que já sofreram de cálculos renais, são aconselhados a beber de 2 a 3L de agua por dia para diminuir o risco de formação de novos cálculos.

Não Fume!

Fumar abranda a corrente sanguínea dos rins. Quando menos sangue chega aos rins, prejudica a sua capacidade funcional.
Fumar também aumenta o risco de cancro renal em cerca de 50%.

Não tome medicação desnecessária, ou sem receita medica

Fármacos comuns como os anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno são conhecidos por causar danos e doenças renais se tomados regularmente.
Este tipo de medicação provavelmente não apresentará um perigo significativo em utilizadores com rins saudáveis, e usados em situações de emergência. Mas em pacientes com dores cronicas, como artrite ou dores nas costas, é importante a discussão com os clínicos para o estudo de uma solução para o controle da dor sem por os rins em risco.

Controle regularmente a sua função renal, verifique se tem fatores de “alto risco”


·         Se tem diabetes;
·         Se tem hipertensão arterial;
·         Obesidade;
·         Se os um dos seus pais o família direta sofre de doença renal;

Bibliografia


“World Kidney Day”