sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Consumo de açúcar e alimentação para diabéticos

Consumo de açúcar e alimentação para diabéticos

O açúcar

Os alimentos ricos em açúcares, tal como chocolates, bolos, guloseimas, entre outros, quando consumido em excesso, poderão ter consequências graves para a saúde. O consumo excessivo de açúcar, em alimentos e bebidas, desencadeiam doenças como obesidade e diabetes, bem como problemas relacionados com o coração e fígado.

Diversos estudos indicam que idosos que consomem grande quantidade de açúcar possuem maior risco de comprometimento cognitivo que inclui problemas com a memória, linguagem, pensamento e discernimento – o que pode ser um sinal precoce para a doença de Alzheimer.

Daí a importância de uma dieta bem equilibrada com proteínas, carbohidratos complexos e gorduras, tanto para evitar o desenvolvimento da diabetes como do Alzheimer.
 
A diabetes do tipo 2, é mais comum em pessoas idosas, estando a condição em geral associada à obesidade, hipertensão arterial e a uma maior frequência de complicações cardiovasculares.

Como se aloja o açúcar no corpo humano?
 
A glicose, elemento que entra no organismo, resultante da ingestão de açúcar e/ou alimentos que o contêm, dissolve-se naturalmente e é transformada em energia. Toda a glicose consumida em excesso é retida pelo organismo, o que poderá desencadear algumas patologias, uma delas a Diabetes.

Que alimentação deve ter um doente diabético?

Hábitos alimentares saudáveis devem ser uma prioridade para qualquer pessoa, fundamentalmente para os diabéticos. Estes doentes possuem um nível elevado de açúcar no organismo, o que exige uma alimentação regrada e com um acompanhamento constante. Um doente com Diabetes necessita de fraccionar a ingestão de alimentos ao longo do dia, por forma a evitar subidas e descidas dos níveis de glicemia.

Os alimentos ricos em fibras devem estar regularmente presentes nas refeições destes doentes. Os doces e alimentos açucarados não têm de ser completamente banidos, simplesmente têm de entrar de forma controlada na alimentação de alguém com a doença de Diabetes. Estes alimentos deverão ficar reservados para ocasiões especiais, uma vez que poderão fazer subir os níveis de glicemia. Em qualquer alimentação o consumo de água é fundamental. É importante explicar a todos os seniores as consequências de uma alimentação desregrada, onde as patologias poderão aparecer precocemente.

Como pode a Comfort Keepers ajudá-lo a cuidar de um familiar com a doença de Diabetes?

• Acompanhamento e transporte do sénior ao médico e a todas as consultas de rotina;
• Apoio e preparação de refeições equilibradas, de acordo com as necessidades nutricionais;
• Incentivar e acompanhar o sénior na prática de exercício físico, para manter uma vida ativa e saudável;
• Gestão Farmacêutica.