quinta-feira, 17 de outubro de 2013


Alimentação Saudável e dieta equilibrada na idade sénior

Todos sabemos que cultivar, desde cedo, bons hábitos alimentares contribui para uma vida saudável durante muitos e bons anos.

Particularmente no caso dos seniores, torna-se fundamental uma dieta nutricional equilibrada de forma a combater o aparecimento de determinadas doenças associadas à idade.

Com uma alimentação equilibrada, rica em certo tipo de nutrientes, é possível combater o cansaço e a falta de energia, proporcionando uma vida activa e independente por muito mais tempo. De referir que, é importante manter um peso equilibrado, evitando constantes e excessivas alterações.




Quais os riscos associados a uma má alimentação?

Com o avançar da idade, o corpo e o organismo sofrem algumas alterações, umas mais visíveis que outras. Algumas dessas alterações podem contribuir para o desencadear de diversas patologias. A alimentação deve ser o primeiro passo a ter em conta para evitar o seu aparecimento e manter assim uma vida saudável e equilibrada.

As capacidades sensoriais sofrem alterações ao longo do processo de envelhecimento. A diminuição e/ou perda destas capacidades, podem levar o sénior a modificar as suas rotinas alimentares. A título de exemplo, estas transformações podem conduzir à ingestão de quantidades excessivas de açúcar ou sal, à perda ou o aumento de apetite. Estas variações sensoriais associadas a outras alterações do organismo decorrentes do processo de envelhecimento, podem contribuir para o desenvolvimento de hipertensão, diabetes, colesterol.

Se desenvolver um plano alimentar regrado e equilibrado o seu corpo e a sua mente agradecerão. 

Dicas úteis para uma alimentação equilibrada na idade sénior

São diversos os cuidados a ter em conta para uma alimentação cuidada.

Deixamos alguns conselhos úteis para poder introduzir na sua alimentação.

- O consumo de água tem de ser contante. O ideal é a ingestão de cerca de 8 copos de água ou de outros líquidos;

- Refeições ricas em fibras devem fazer parte da sua alimentação, tais como arroz, massa integral, cereais integrais, pão de trigo, entre outros;

- A fruta é um alimento essencial. Pêssego, banana, melão, frutos silvestres, são frutos que poderão compor a sua alimentação;

- Tal como a fruta, os vegetais são essenciais, podendo ser cozidos ou salteados;

- Peixe, aves sem pele, carne magra, ovos e feijão são alimentos que possuem proteínas e fibras e essenciais numa alimentação equilibrada. O leite e os derivados, desde que não contenham gordura, também deverão ser ingeridos com regularidade;

- Fazer várias refeições ao dia, praticar exercício físico, beber muita água, são algumas dicas preponderantes para o desenvolvimento de uma alimentação equilibrada e saudável, essencial no processo de envelhecimento.

- Bolos, chocolates, óleo, margarina e outros, são alimentos que devem ser evitados. Possuem algumas calorias e não são muito saudáveis. Ainda assim, o consumo de doces poderá ser feito com moderação;

A Comfort Keepers compreende a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada na idade sénior e, por isso, assume um papel fundamental neste campo. Os nossos cuidadores com formação e conhecimentos nesta área contribuem ativamente para a rotina alimentar dos seniores, através do planeamento e confeção alimentar, de acordo com as necessidades nutricionais básicas e com as preferências individuais.