sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bons Sonhos: Gerir alterações no sono

Insónia e incapacidade de dormir, são queixas frequentes entre os adultos com mais idade. Não é invulgar para os idosos referirem que têm um sono mais leve do que quando eram mais novos, a necessidade de uma boa noite de sono mantem-se nesta faixa etária. Ter insónias, ou a sensação de sonolência durante o dia, são indicadores de problemas subjacentes.
Tal como com outros sintomas físicos, a qualidade do sono pode ser associada ao estado de saúde geral. Adultos idosos com padrões de sono saudável, podem dormir menos, ou menos profundamente, mas sentirem que obtiveram um descanso eficaz e mais energia durante o dia. Já em idosos que dormem menos, que se sentem cansados e com falta de energia durante o dia, talvez necessitem de avaliar as causas da sua insónia e vigília noturna.

O que causa a insónia e dificuldade em adormecer

Vários fatores podem contribuir para a insónia e dificuldade em adormecer. Falta de exercício, uma dieta errada, e dias desestruturados, podem levar alguns idosos a desenvolver insónias. Medicação pode interferir com o normal ritmo circadiano, provocando sonolência durante o dia e estado de alerta durante a noite. Fatores fisiológicos como dores noturnas, doença, demência, cardiopatia , problemas respiratórios durante o sono(apneia de sono), podem interferir com o sono. Insónia e dificuldade em adormecer estão fortemente ligados a fatores fisiológicos como a depressão ou ansiedade. Finalmente, maus hábitos de sono (ver abaixo) podem contribuir muito para a insónia.

Como podem os Seniores melhorar a sua qualidade de sono?

O primeiro passo é avaliar e alterar qualquer mau habito de sono. Maus hábitos de sono incluem ingestão de álcool, cafeína, ou de muitos líquidos à noite; fumar (a nicotina afeta o sono); exercício antes de dormir; e refeições tardias. É importante associar a cama como o sono e intimidade e não com a leitura, trabalho, comer ou ver televisão. Além disso os idosos não devem ir para a cama se não se sentirem cansados. Alguns estudos indicam, que o aumento de tempo passado na cama pode efetivamente interromper os ciclos circadianos normais. Limitar o tempo na cama a 7 ou 8 horas pode aumentar a qualidade do sono. Os idosos devem também limitar as sestas, pois estas podem causar dificuldade em adormecer e acordares noturnos, devendo também usar técnicas de relaxamento antes de dormir.
Idosos com insónias, devem informar seus médicos, assim pode determinar-se se o problema do sono advém de problemas fisiológicos ou da terapêutica farmacológica. Devem poder descrever qualquer desconforto físico ou respiratório, dor, problemas urinários, ou outros fatores que os mantenham acordados durante a noite. Devem também ter em atenção a quantidade de cafeína e álcool ingerida, sentimentos de ansiedade, stress, tristeza, depressão ou nervosismo. Trata-los pode ajudar a superar a insónia e ter um sono com menos interrupções, obtendo assim uma noite de sono mais repousante.

Referencias Bibliográficas:
Carskadon, M.A., Brown, E. and Dement, W.C. (1982). Sleep fragmentation in the elderly: Relationship to daytime sleep tendency. Neurobiology of Aging, 3, 321-327.
Geriatric Mental Health Foundation. (n.d.). Sleeping well as we age: Insomnia is not a normal part of aging. Retrieved from http://www.gmhfonline.org/gmhf/consumer/factsheets/hlthage_sleep.html.
WebMD. (2013). Aging and sleep. Retrieved from http://www.webmd.com/sleep-disorders/guide/aging-affects-sleep.