quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como Manter Os Seniores Protegidos Do Inverno


A população sénior é especialmente afetada durante o período invernoso por variadas razões: mobilidade reduzida, pisos mais escorregadios que podem levar a quedas, mudanças fisiológicas que podem dificultar a regulação da temperatura corporal e os perigos associados ao pico da atividade gripal. Esta população necessita de especial atenção quando as temperaturas descem muito.


Amigos, familiares ou vizinhos dos idosos que vivam sozinhos devem fazer contactos regulares com estes (ligar ou visitar os idosos sozinhos pelo menos uma vez por dia). Familias que vivam distantes dos seus familiares seniores devem ligar regularmente ou pedir a alguém de confiança para verificar as condições de aquecimento e bem-estar do seu familiar. Uma casa adequada a um sénior deve ter uma lista de contactos de emergência, visível a quem faz as visitas regulares. Equipamento de monitorização de emergência, telefone com teclas grandes e amplificador entre outros objetos de monitorização à distancia especialmente desenvolvidos para esta população. 

Evitar perigos relacionados com sistemas de aquecimento

Durante os períodos de frio extremo, os idosos podem recorrer a sistemas de aquecimento inseguros. Aquecedores de ambiente nunca devem ser utilizados sem vigilância, por longos períodos de tempo, colocados sobre superfícies facilmente inflamáveis, perto de cortinas ou outros materiais inflamáveis. Velas nunca podem ser abandonadas acesas, fornos ou qualquer utensílio de culinária deve ser utilizado para o propósito de aquecimento, pois não foram desenvolvidos para esses efeito e em alguns casos podem ser fontes de monóxido de carbono (gás venenoso e mortal) e risco de incêndio.

Proteger contra a hipotermia
Os idosos estão particularmente vulneráveis à hipotermia, com a com idade a capacidade de regulação da temperatura corporal diminuí. Além de dormir com um edredom térmico ou usar um cobertor aquecido, pode ajudar o uso de varias camadas de roupa, tendo especial atenção às mãos e pés, prevenindo com o uso de meias quentes e luvas quando necessário. No exterior é essencial o uso de varias camadas de roupa quente, incluindo gorro, luvas e cachecol para aquecer o ar antes de ser inspirado.

Prevenir escorregadelas e quedas
Prevenir acontecimentos como quedas ou escorregadelas é importante, soluções simples como, caminhar lentamente e manter os dois pés no chão sempre que possível, usar sapatos anti derrapantes ou ter as mãos livres para ajudar no equilíbrio. Bengalas com tês pontos contacto com o solo, podem tornar o caminhar mais fácil e seguro, especialmente em superfícies irregulares. Ter sempre as pontas de borracha em bom estado nas bengalas.
Lutar contra a Gripe
Os idosos têm maior risco de complicações de saúde provocadas pela gripe, estes ficam mais expostos à desidratação ou a desenvolver pneumonia. Quando os idosos ficam engripados e necessário encorajar a visita ao seu médico. Segundo os especialistas existem três formas de combater a gripe:
1.       Vacinação anual;
2.     Resguardar-se da exposição aos elementos contagiantes, ficando em casa ou evitando o contacto com pessoas doentes;

3.       Tomando antivirais para a gripe, quando prescritos pelo médico.