segunda-feira, 4 de abril de 2016

Os Tratamentos da Doença de Parkinson


A Doença de Parkinson afeta pessoas de todas as raças e culturas. Cerca de 6.3 Milhões de pessoas em todo o mundo – menos de 1% da população global, é afetada por esta doença.

Atualmente, não há cura para o Parkinson, existindo no entanto medicação que pode proporcionar um controlo dos sintomas sentidos durante algum tempo. Existe uma ampla diversidade de medicamentos para o Parkinson, que estão disponíveis mediante prescrição médica e que podem ser administrados de três formas, via oral, via transdérmica e por infusão.

Quando os medicamentos deixam de fazer efeito os médicos sugerem, normalmente, o método de estimulação profunda do cérebro. A estimulação cerebral profunda (DBS) é uma opção de tratamento para as pessoas cujos sintomas já não são atenuados pela medicação, mas também é utilizado para outros tipos de distúrbios de movimento. A DBS usa um pequeno dispositivo, género pacemaker, para enviar sinais eletrónicos para a área do cérebro que controla o movimento através de fios muito finos. A estimulação destas áreas parece bloquear as mensagens do cérebro que causam a incapacidade motora e por isso pode proporcionar maior controlo dos sintomas. Para além da DBS, existem outros tipos de tratamentos complementares que podem ajudar a atenuar os sintomas, tais como:
• Técnica de Bowen
• Hidroterapia
• Ayurveda
• Pilates
• Reiki
• Terapia Sacro Craniana

Embora existam poucas certezas acerca do verdadeiro efeito das terapias complementares, estas são utilizadas por muitas pessoas com Parkinson como forma de relaxamento e para reduzir o stress e a depressão.

Tal como os sintomas mudam de pessoa para pessoa, os tratamentos também divergem de indivíduo para indivíduo. Torna-se sempre necessário consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, de forma a perceber se este é o mais adequado.

Iremos explorar a temática da Doença de Parkinson, a fim de esclarecer as dúvidas que possam existir e dar a importância devida a esta questão que tem afetado cada vez mais portugueses.

Acompanhe-nos na quarta-feira para saber mais sobre este tema!