segunda-feira, 11 de abril de 2016

Parkinson, dicas úteis para o dia-a-dia


1. Quando for a um restaurante, evite ficar sentado em bancos corridos junto à parede. Normalmente, é mais fácil levantar-se duma cadeira do que dum banco. Se for preciso, peça uma cadeira.

2. Quando for a um espetáculo, compre bilhetes junto à coxia. Isto facilita ao doente de Parkinson levantar-se para se esticar ou dar uns passos para descontrair os músculos.

3. As cadeiras de braços são preferíveis. Evite cadeiras com pernas saídas, que podem atrapalhar ao sentar e levantar. Assentos sem costas são cansativos e disponibilizam pouco suporte ao doente.

4. Evite pequenos tapetes que podem originar escorregadelas e quedas. Se o doente tem dificuldades de coordenação, evite mobília frágil e com vidro. Pode ser perigosa se o doente se desequilibrar e cair.

5. Quando escrever, use uma mola para prender o papel.

6. Para fazer a barba use máquinas elétricas. Evitam-se os cortes de lâminas afiadas.

7. Não vá às compras em horas de muito movimento. Planeie as suas idas às compras em horas mais adequadas e com menos confusão. Equacione telefonar antes para saber se a loja tem o que vai procurar.

8. Use lâmpadas de dormitório no quarto de dormir, na casa de banho, na cozinha e no hall ou corredor. Isto aumentará a visibilidade e evitará tropeções durante a noite.

9. Tenha livros, revistas e puzzles perto da sua cadeira favorita para que, numa noite de insónia, possa ter à mão qualquer coisa que lhe distraia a mente do seu desconforto.

10. Um atendedor de chamadas com voz alta é de grande ajuda, se o doente é lento a atender o telefone. Muitas vezes leva-se mais tempo a fazê-lo se está sob a pressão para atender. Com o atendedor, pode receber e responder às chamadas quando lhe for mais conveniente.