segunda-feira, 13 de junho de 2016

A dor entre os seniores



A dor é uma queixa comum entre os seniores. À medida que o número de indivíduos com mais de 65 anos continua a aumentar, a fragilidade e as doenças crónicas associadas com a dor vão também ser mais prevalentes. Por este motivo, os responsáveis por cuidar da saúde e bem-estar dos seniores vão enfrentar desafios significativos na gestão da dor neste segmento, uma vez que existe uma maior probabilidade entre os seniores de encontrar artrite, problemas de ossos e articulações, cancro, e outros problemas crónicos associados com a dor.

A dor encontrada entre os seniores é por vezes deixada por tratar. As consequências desta falta de tratamento para a dor podem ter um impacto negativo na saúde e qualidade de vida do sénior, resultando em depressão, ansiedade, isolamento social, problemas cognitivos, falta de mobilidade e distúrbios do sono.

Porque as doenças apresentam-se por vezes de forma atípica nos seniores, tem sido especulado que a perceção da dor pode ser distinta nestes segmentos. Apesar de a sensibilidade à dor e a tolerância variar entre todas as faixas etárias, é geralmente aceite que estas diferenças não possuem um impacto clínico significativo.

Como é o caso em qualquer utilização de medicamentos nos seniores, estes têm um risco mais elevado de encontrar uma reacção adversa dos agentes farmacológicos administrados. Esta propensão encontra-se provavelmente justificada por mudanças como uma redução da excreção renal e do metabolismo hepáticos, bem como alterações que acontecem com a idade, como uma sensibilidade mais elevada a certos analgésicos.