sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O apoio do Estado aos seniores portugueses

Os seniores que vivem em Portugal têm ainda bastantes dificuldades em aceder a serviços médicos especializados, situação que se torna especialmente grave no seio de uma faixa populacional que, em função da sua idade e condições de saúde, necessita de apoios continuados permanentemente disponíveis.

Continua a ser, no nosso país, o Estado quem supervisiona o aprovisionamento dos serviços de saúde e acompanhamento aos mais velhos, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Devido à sua importância no desenvolvimento da sociedade, o SNS tornou-se mais pró-activo, introduzindo na política da saúde a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que tem por objectivo prioritário a intervenção para a recuperação da autonomia nas actividades diárias dos cidadãos com dependência física e funcional.

Dada a insuficiência de soluções para os seniores, é urgente que sejam tomadas novas medidas com vista à optimização dos recursos que existem e à criação de outros. Para tal, em 2009 a prioridade máxima do SNS passou por aumentar a capacidade de resposta da Rede no apoio domiciliário. Neste sentido, foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa Modelar, em 2008, com o intuito de apoiar e incentivar o crescimento, por parte das entidades do sector social, nesta temática.


O próprio Primeiro-Ministro já referiu que é objectivo do Governo a participação de privados na gestão desta área. Falta assim encontrar mecanismos que potenciem o bom trabalho que já é feito por algumas instituições no apoio aos mais velhos, criando muitas outras para que exista em Portugal um sistema de Cuidados Continuados para todas as pessoas que dele precisem.

Numa altura em que o próprio Estado assume o cuidado aos idosos como prioridade, a Comfort Keepers apresenta-se enquanto solução para as famílias com idosos a seu cargo. Muitas são as dificuldades económico-sociais com que se confrontam as famílias, na adaptação à presença de um sénior na sua vida quotidiana. Para tal, a Comfort Keepers apresenta um serviço personalizado, flexível, acessível, e de qualidade. A Comfort Keepers fundamenta a sua metodologia de trabalho em mais de 600 escritórios em todo o mundo, e em Portugal, desde 2006, com presença nas regiões de Lisboa, Porto, Algarve e Açores.

Connosco, a idade é um gosto.

A Comfort Keepers