quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Doença da Diabetes


O que é?
Diabetes ou mais especificamente Diabetes Mellitus, é uma doença crónica e metabólica que se caracteriza por um aumento exponencial de açúcar ou glicose no sangue. Pode parecer simples, mas é uma doença que afecta cerca de 38,4 % da população portuguesa e tem assumido um papel predominante nas causas de morte. A Diabetes poderá manifestar-se de diversas formas, dependo das fases da vida do ser humano – Diabetes tipo 1, tipo 2, Hiperglicémia e Diabetes Gestacional. Se não for estabilizada, a Diabetes poderá trazer graves problemas aos seus portadores, principalmente nos órgãos mais sensíveis do corpo humano como o coração, os rins, os nervos, entre muitos outros.

Apesar de não existir uma cura para esta doença, existem diversas formas de a controlar e alguns tratamentos disponíveis que se forem correctamente cumpridos, proporcionarão uma qualidade de vida e uma melhor saúde aos seus portadores. A prevenção é essencialmente feita através de um rigoroso controlo da glicemia e da hipertensão arterial, entre outros de forma a que os níveis de açúcar não se elevem para não desencadear problemas mais graves. A Diabetes é uma doença mais comum do que se possa pensar e com o aumento do sedentarismo, da obesidade e do envelhecimento cada vez maior da população, tende a aumentar substancialmente o número de pessoas afectadas por esta patologia.

Quais os sintomas?

A Diabetes é uma doença que poderá deixar nos seus pacientes diversos vestígios do seu alojamento, uns ocorrem num estado mais prematuro da doença, outros num estado já bastante avançado. Os principais sintomas são:

• Aumento do volume urinário;

• Aumento da sede e ingestão de líquidos;

• Aumento do apetite;

• Cansaço e falta de energia;

• Perda de peso;

• Alteração da visão.


Em casos extremos, e na ausência de tratamento adequado, podem ocorrer complicações como AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais), insuficiência renal, problemas graves de perda de visão, amputação de membros, difícil cicatrização, entre outros. A Diabetes não escolhe sexo nem idade específica, pode atingir qualquer pessoa. A elevada taxa de açúcar no sangue provoca estragos, dos quais os indivíduos não se apercebem na maioria das vezes, e é por esta razão que quando a patologia é descoberta, já são várias as complicações que daí advêm. Em muitos casos o diagnóstico já chega demasiado tarde.

Cuidados a ter nos portadores da doença da Diabetes

Por ser uma doença em que os sintomas chegam tarde ou em que os pacientes não se apercebem atempadamente, é necessária uma regularidade nos testes de glicemia, pois um diagnóstico antecipado poderá resolver a maioria dos problemas associados.

A alimentação, associada a um estilo de vida saudável são benéficos para a redução de crises diabéticas, é também essencial uma dieta com controlo nos hidratos de carbono e uma atenção especial no que diz respeito à ingestão de alimentos açucarados. Evitar o consumo de tabaco permite que a circulação do sangue se faça de forma mais facilitada, reduzindo um pouco a possibilidade de amputação de alguns dos membros. A higiene pessoal passa a ser ainda mais importante num paciente com Diabetes, o cuidado com os pés é fundamental, lavando-os e hidratando-os correctamente, usando sempre calçado confortável. A realização de uma criteriosa avaliação cardiovascular é também fundamental, pois é a maior causa de morte em pacientes diabéticos.

Muitas são os cuidados a ter, mas lembre-se, o diagnóstico antecipado e a atenção a alterações que possam ocorrer no seu organismo são sem dúvida uma grande ajuda na prevenção e no auxílio desta doença.