terça-feira, 8 de outubro de 2013

Newsletter Mês de Outubro - Qual a Diferença do Apoio Domiciliário da Comfort Keepers?

Caros amigos,
É com enorme prazer que mais uma vez nos dirigimos a todos para vos trazer algumas das mais recentes novidades da Comfort Keepers e onde, como já vem sendo habitual, nos dedicamos a temas que consideramos fulcrais, principalmente, para a boa condição de vida dos mais velhos.
Porque a nossa preocupação é essencialmente convosco e com os que mais gostam, trabalhamos diariamente para que uma maior quantidade de pessoas possa usufruir dos nossos serviços de apoio domiciliário. Assim, informamos que a rede Comfort Keepers se encontra em expansão, tanto ao nível nacional como internacional.

Em Portugal, a Comfort Keepers abriu recentemente na Ilha da Madeira, onde esperamos dar todo o apoio necessário à população idosa e seus familiares, no que concerne aos cuidados diários necessários nesta fase da vida, por forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os nossos clientes.

Também a nível europeu, a população idosa pode contar com o apoio da Comfort Keepers pois já estamos presente tanto em França como em Inglaterra.

E porque os Cuidados Interactivos e as doenças associadas ao envelhecimento são duas temáticas correntes para quem lida diariamente com idosos, disponibilizamos algumas informações que consideramos bastante úteis para o dia-a-dia.

 
Estamos sempre perto de si a cuidar daqueles que mais gosta!
 
 
A Importância dos Cuidados Interactivos
 
 
Vários estudos comprovam que a aplicação dos cuidados interactivos no quotidiano dos seniores, prolonga a sua longevidade e melhora a sua saúde, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida, uma vez que os mantém activos e felizes, não só pelo facto de estarem acompanhados mas também por se sentirem úteis.
 
Encorajar os seniores a participar em actividades diversas é uma boa forma de enriquecer as suas vidas tanto ao nível físico e social, como ao nível psicológico e emocional, fazendo-os sentir seguros e valorizados.
 
Os cuidados interactivos são o coração da Comfort Keepers e o seu factor de diferenciação. Todos os dias os nossos cuidadores não se limitam a prestar os serviços de cuidados domiciliários e vão mais além, integrando os seniores em todas as actividades em que os apoiam. Ao conversarem com eles e realizarem as actividades com o seu auxílio, de acordo com a personalidade, interesses específicos e aptidões de cada sénior, estão a mantê-los activos e independentes.
 
 
Os cuidados interactivos incluem, por exemplo:
- Passeios na vizinhança;
- Dançar e ouvir música;
- Realizar conjuntamente tarefas domésticas;
- Discutir acontecimentos actuais ou interesses pessoais;
- Ver álbuns de fotografias e ouvir as histórias de vida dos idosos;
- Realizar os mais variados passatempos: enigmas, actividades artesanais, ir às compras, à igreja, a centros de actividades para seniores, entre muitos outros.
 
 
Doença de Alzheimer

 

 
O que é a doença de Alzheimer?
Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas - memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras.
Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades diárias. 
Atinge, sobretudo, pessoas com mais de 60 anos e o risco de aparecer aumenta, progressivamente, com a idade.
Os sintomas iniciais da doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão, bem como problemas de raciocínio e pensamento. 
 
Quais são os sintomas?
Geralmente, à medida que as pessoas envelhecem, sofrem de alguma dificuldade em lembrar-se de nomes ou detalhes específicos. Este tipo de perdas de memória não é característico de doentes com Alzheimer.
 
Nesta doença a perda de memória é progressiva e começa a interferir gradualmente nas actividades diárias, as capacidades de interacção social começam a diminuir e pode haver instabilidades de humor repentinas.   
O aparecimento de um destes sintomas individualmente não é significativo, sendo necessário analisar as capacidades das pessoas no passado e no presente e verificar a discrepância.
 
Os doentes de Alzheimer, usualmente, demonstram um grupo de problemas e não sintomas individuais, tais como a perda de memória, a dificuldade em reconhecer familiares, a incapacidade para realizar actividades do dia-a-dia, dificuldades com o vocabulário, complicações em ler e escrever, falta de discernimento, descuido com a imagem, mudanças de personalidade, instabilidade emocional pautada por grandes alterações de humor, medo e ansiedade sem nenhuma razão aparente, comportamento desinibido, desorientação, problemas com a coordenação motora, falta de orientação, problemas que põem em causa a segurança dos doentes entre outras.
 
A segurança dos doentes de Alzheimer
Uma das questões mais sensíveis dos doentes com Alzheimer é a tendência para fugirem de casa, pelas mais variadas razões - efeitos secundários da medicação, um ambiente barulhento ou stressante, tentar satisfazer as necessidades básicas (ir à procura de uma casa de banho) ou mesmo tentar realizar actividades diárias passadas, como por exemplo, ir à procura do antigo emprego.  
 
Para reduzir as probabilidades de os doentes fugirem de casa há uma serie de medidas de prevenção que podemos tomar, tais como:  
- Providenciar oportunidades para o doente se exercitar dentro e fora de casa: dançar, cantar, passear num centro comercial, de modo a que a pessoa explore por si própria as várias possibilidades e não tenha que fugir de casa; 
 
- Reduzir o barulho e a confusão, essencialmente, às horas da refeição; 
- Rotular as casas de banho, quartos, cozinha e sala de estar com letras grandes e imagens. Colocar uma faixa amarela de plástico como símbolo de perigo em todas as portas que não são para atravessar; 
- Camuflar as portas pintando-as da mesma cor das paredes ou cobrindo-as com cortinas. Colocar um espelho a todo o comprimento nas portas para o exterior. Alguns doentes, quando não se reconhecem no espelho, voltam para trás e não saem de casa; 
- Instalar alarmes electrónicos nas janelas e nas portas; 
 
- Monitorizar a medicação regularmente, especialmente os ansiolíticos e anti-depressivos; 
 
- Aprender os hábitos e estilos de vida do doente, de modo a tentar perceber as suas reacções, como por exemplo, como age após uma discussão ou se sai de casa no seu antigo horário de trabalho.