terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia Mundial da Asma

Dia Mundial da Asma 2015 é assinalado a  5 de maio, sob o lema “Tu podes controlar a tua asma”.



O que se sabe da Asma 


A asma é uma doença crónica comum e potencialmente grave, esta coloca um grande peso nos doentes, nas suas famílias e comunidade. Esta doença provoca sintomas respiratórios, limitação de atividade, complicações agudas (ataques de asma) que necessitam muitas vezes de cuidados de saúde urgentes, podendo mesmo ser fatais.
Felizmente… a asma pode ser eficazmente tratada e a maior parte dos pacientes consegue ter bom controlo da doença. Quando controlada a asma os pacientes podem:
·         Evitar sintomas desconfortáveis durante o dia e a noite;
·         Ter pouca ou nenhuma necessidade de medicação de SOS;
·         Ter uma vida produtiva e fisicamente ativa;
·         Ter uma normal ou quase normal função pulmonar;
·         Evitar afeções agudas graves de asma (ataques ou exacerbações).

O que é a asma? Asma causa sintomas como “chiado”, falta de ar, aperto no peito e tosse. Estes variam ao longo do tempo na sua ocorrência, frequência, e intensidade.
Estes sintomas estão associados com o fluxo de ar respirável, ou seja, a dificuldade para expirar o ar para fora dos pulmões causado pelos bronco-espasmos (estreitamento das vias aéreas) espessamento das vias aéreas, excesso de muco. Algumas variações do fluxo de ar podem ocorrer em pessoas sem asma, mas estas são mais frequentes nos doentes com diagnóstico de asma.

Os fatores que podem desencadear ou agravar os sintomas da asma incluem, infeções virais, alérgenos domésticos ou profissionais, (ex.: ácaros, pólenes, baratas), fumo do tabaco, exercício e stresse. Estas reações são mais prováveis quando a asma não está controlada. Alguns medicamentos podem induzir ou provocar asma, por exemplo, Beta-bloqueadores, e (em alguns pacientes) aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides.

Crises de asma (também chamado de exacerbações ou ataques) podem ocorrer mesmo quando o paciente toma a medicação para a asma. Quando esta doença não é controlada, ou em pacientes de alto risco, estas crises são mais frequentes e graves, podendo mesmo ser fatais.

Uma abordagem gradual no tratamento tem em conta a eficácia dos medicamentos disponíveis, a sua segurança e o seu custo para o doente.

Tratamento regular de controlo, particularmente com medicamentos corticosteroides inalados, reduz acentuadamente a frequência e a gravidade dos sintomas de asma e o risco de ter crises graves.
A asma é uma condição comum, afeta todos os níveis da sociedade. Atletas olímpicos, líderes famosos, celebridades e pessoas comuns vivem as suas vidas ativas e com sucesso mesmo sofrendo de asma.
 
Fonte: “Global Initiative For Asthma”, in http://www.ginasthma.org/documents/1/Pocket-Guide-for-Asthma-Management-and-Prevention, consultado a 5 de Maio de 2015