segunda-feira, 25 de abril de 2016

O que é o Bullying?




O Bullying é uma forma de violência contínua, que surge de um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido e que por norma acontece quando existem situações em que o agressor é mais forte ou está em maior número que a vítima ou quando a vítima tem alguma característica física ou forma de ser que a diferencie e torne num alvo.
Este tipo de violência caracteriza-se pela sua repetição no tempo, ou seja, acontece de forma sistemática, e normalmente os comportamentos agressivos são premeditados, existindo sempre a intenção de humilhar ou magoar alguém.
Existem vários tipos de comportamentos violentos que podem ser entendidos como Bullying, sendo eles:
• Físico – Todo o tipo de contacto físico, como empurrar, bater, mas também estragar objetos e roubar.
• Verbal – Ofender, ameaçar, intimidar ou gozar.
• Social – Criar boatos sobre uma pessoa para que essa seja prejudicada socialmente e excluída de grupos ou atividades.
• Cyberbullying – Espalhar informação falsa, assediar, incomodar ou insultar através da internet.
O problema de abuso e violência não acontece apenas nas crianças e nos jovens, sendo um tipo de violência que está presente em todas as faixas etárias, também nos idosos. O estudo estatístico desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) refere que entre 2000 e 2002 foram assinalados 14.139 factos criminosos contra idosos. Desses 3.625 referem-se a maus tratos psíquicos, seguindo-se os maus tratos físicos (3.210), as ameaças ou coação (2.191) e, por fim, a difamação e injúrias (1.387). Este estudo indica ainda que são as mulheres que apresentam maior percentagem entre as vítimas de crimes (82,2%) e na sua maioria (53,3%) possuem idades entre os 65 e os 75 anos. Já os agressores categorizam-se por serem homens (68%), sendo que 22% tinham 65 ou mais anos.
Atualmente, o Bullying é um tema com destaque na nossa sociedade, mas será que a informação que é disponibilizada faz face a todas as faixas etárias atingidas? Acompanhe-nos para saber mais sobre este tema.