segunda-feira, 2 de maio de 2016

Os desafios da Nutrição nos seniores



A população mundial tem-se deparado com profundas alterações nas últimas décadas. O desenvolvimento social e padrões de vida, o progresso na prevenção das doenças infeciosas e as melhorias de condições de higiene e sanitárias deram origem a um aumento da esperança média de vida.

Este aumento refletiu-se na percentagem de pessoas com idades superiores a 65 anos. Em 2025, espera-se que o número de indivíduos que pertencem a esta faixa etária atinja os 1,2 biliões, em todo o mundo. A Europa é a região que mais se destaca neste campo.

Em Portugal esta é uma realidade cada vez mais evidente com o passar dos anos, visto que a taxa de pessoas com mais de 65 anos aumentou 1% (para 17,4%) entre 2002 e 2007.

O processo de envelhecimento é um processo dinâmico e constante e uma consequência da acumulação de mudanças ao longo da nossa vida. Alguns especialistas defendem que começa no dia em que nascemos, mas é a partir dos 65 anos que se acentua mais.

Este processo leva à perda progressiva dos mecanismos de reserva do organismo em diferentes vertentes e que necessitam de ser reforçados para se conseguir ter uma vida sã e equilibrada.

A desnutrição é uma das maiores e devastadora problemática para esta faixa etária, normalmente tendo origem num desequilíbrio entre a ingestão alimentar e as necessidades individuais. A diminuição do apetite é algo muito comum e pode ser atribuída a diversos fatores:

·         Fatores Socioeconómicos (idade, sexo, institucionalização, tempo disponível, nível educacional, disponibilidade de deslocações, facilidade para a obtenção e confeção de alimentos, entre outros);

·         Fatores fisiológicos (apetite, paladar, olfato, saúde oral, prática de atividade física, entre outros);

·         Fatores patológicos (doenças agudas e crónicas, uso de fármacos, incapacidade, entre outros).

A depressão e o isolamento social levam muitas vezes à falta de vontade de comer e consequentemente a distúrbios alimentares e fraquezas.
Iremos abordar a importância da nutrição para o nosso bem estar. Acompanhe-nos e saiba como pode melhorar o seu dia a dia com pequenos detalhes.