segunda-feira, 9 de maio de 2016

Compreender a Hipertensão Arterial




A hipertensão arterial é um fator de risco fundamental em doenças cardiovasculares e a principal causa de morte e incapacidade no nosso país.

Existem 3 milhões portugueses que sofrem de hipertensão arterial, sendo que somente 42,6% tem a doença controlada. Apesar dos níveis de controlo não chegarem a metade, este valor quadruplicou de 2003 a 2013 e a percentagem de pessoas em tratamento passou de 38,9% para os 74,9%. Estes resultados mostram uma evolução na importância que os portugueses atribuem à sua saúde, mais concretamente à preocupação em realizar exercício físico e no cuidado com a alimentação.

O que é a Tensão e a Hipertensão arterial?

A pressão arterial é a pressão impulsionada que resulta da contração regular do coração (quase todos os segundos) e que cria um sistema de forças que estimula o sangue em todas as artérias do corpo.

Esta pressão em demasia dá origem à hipertensão, que surge quando o sangue não flui normalmente, aumentando assim a pressão sobre as paredes das artérias, acabando estas por se dilatarem. A fluidez do sangue deve-se a fatores genéticos e ambientais, com o calor ou a humidade.

Consequências?

A hipertensão arterial como doença cardiovascular tem consequências a nível do coração e músculos, como:

·         Hipertrofia do coração – provoca diminuição do fluxo sanguíneo ao coração, dificultando o bombear do sangue a todos os tecidos do organismo, tornando o coração frágil e exposto a arritmias e insuficiência cardíaca.

·         Deterioração das paredes das artérias – aumenta o risco de aterosclerose e trombose, sendo que em casos mais graves podem dar-se aneurismas e hemorragias cerebrais.

A hipertensão arterial é uma doença que merece um destaque preponderante na sociedade, e é neste sentido que iremos dedicar esta semana a este tema. Acompanhe-nos e descubra como lidar com esta doença.