quarta-feira, 11 de maio de 2016

Saber como lidar com a Hipertensão Arterial



A hipertensão arterial surge quando o sangue não é bombeado com facilidade, obrigando o coração a mais esforço e podendo danificar as paredes das artérias, que percorrem o organismo.

Esta é uma doença que se for detetada a tempo pode ser mais facilmente controlado, conseguindo-se assim manter o nível de vida estabilizado. Para isso é necessário:

1.       Medir a pressão regularmente – no caso de adultos saudáveis basta uma vez por ano. No entanto, a população que sofra de obesidade ou de diabetes, que seja fumadora ou tenha antecedentes familiares de doença cardiovascular deve proceder a um controlo mais frequente e sempre com acompanhamento médico.

2.       Praticar exercício físico, sem esforços excessivos – é uma forma bastante eficaz de baixar a tensão arterial. Aconselham-se exercícios com movimentos cíclicos, por exemplo natação, corrida ou dança, e evitar exercícios que necessitam de maior esforço físico, como levantamento de pesos.

3.       Alimentação saudável – o evitar alimentos ricos em sal é essencial para cumprir o objetivo de uma alimentação equilibrada. As bebidas alcoólicas também têm de ser evitadas, para uma dieta eficiente.

Para se controlar a tensão arterial é necessário saber as suas medidas mínimas e máximas. A pressão arterial é quantificada em intervalos que designam o estado atual de cada pessoa.

A primeira medida e a mais elevada corresponde à pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias quando o coração está a bombear o sangue. É chamada pressão arterial sistólica, também indicada como “máxima”. A segunda indica a pressão do sangue exerce nas artérias quando o coração está relaxado. É intitulada como pressão arterial diastólica, também designada como “mínima”.

A pressão arterial ideal deve ser inferior 120/80. Acima destes valores a probabilidade de um acidente vascular é alta.

Como medir?

·         Escolha um local tranquilo, com uma temperatura amena

·         Repouse 15 minutos antes da medição

·         Evite substâncias estimulantes, como café, álcool ou tabaco, até 30 minutos antes

·         Evite roupas apertadas

·         Apoie o braço, onde será feita a medição, à altura do coração

·         A medição no braço é mais fiável do que no pulso

·         Faça 2 ou 3 medições e calcule a média
·         Anote o dia, hora e valor obtido