quarta-feira, 4 de maio de 2016

Responder ao Envelhecimento


O envelhecimento é um processo complexo, irreversível, progressivo e natural para o ser humano, que se inicia assim que este nasce. É um processo que se carateriza por alterações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e a alimentação das pessoas com mais 65 anos.

A velocidade de progressão deste processo é influenciada por fatores genéticos, ambientais e sociais.

O exercício físico e uma alimentação equilibrada são fundamentais para uma vida saudável em todas as etapas, sobretudo em pessoas a partir dos 40 anos. Estes são os verdadeiros segredos para retardar o mais possível o processo de envelhecimento.

Com o avançar da idade o organismo deixa de conseguir produzir os mecanismos de defesa necessários, sendo essencial ter um cuidado especial para complementar os nutrientes provenientes da alimentação. Os problemas na alimentação tanto podem estar relacionados com a desnutrição como, por oposição, ao excessivo consumo de calorias.

Uma alimentação adaptada à etapa atual é meio caminho andado para evitar problemas de excesso de peso ou falta de nutrientes, como vitaminas. A perda de mobilidade, o desacelerar do metabolismo e a apetência por alimentos mais calóricos como forma de ultrapassar problemas do foro psicológico, são os principais motivos do excesso de peso em pessoas com mais 65 anos. Já a incapacidade de equilibrar a falta de nutrientes, como o cálcio e a vitamina D que se devem à perda da densidade óssea, e que acabam por causar desnutrição, resultam de pouca acessibilidade aos alimentos certos, que funcionem como substitutos naturais, alterações ao nível da capacidade mastigatória e da função do estômago e da hidratação.
Uma boa alimentação pode evitar danos prejudiciais à saúde. Acompanhe-nos nas redes sociais para saber todas as dicas para uma alimentação saudável.