segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os fatores da Hipertensão Arterial


Em grande parte dos casos detetados não se conseguem perceber as causas que levaram ao aparecimento da doença. Quando a causa do aparecimento da hipertensão arterial não tem razão aparente, esta denomina-se como hipertensão essencial.

Estudos realizados indicam que a taxa de casos em que se consegue compreender a causa é inferior a 5%. Estes casos designam-se como hipertensão secundária, que apesar de não acontecer com muita frequência são de grande relevância por serem casos com cura.

Hoje aponta-se que a hipertensão arterial surja da combinação de fatores hereditários, ambientais e de erros de estilo de vida. Sendo que não se pode fazer nada em relação à genética, relativamente ao estilo de vida pode-se tomar uma posição. A adoção de um estilo de vida saudável não só é benéfico para a prevenção e controlo da hipertensão arterial, como de diversas outras doenças (diabetes ou cancro, por exemplo).

É importante ter-se noção dos erros que são cometidos diariamente e o impacto que têm para a saúde. Existem hábitos alimentares e estilos de vida que devem ser evitados de forma a precaver o aparecimento da doença, como:

·         Excesso de consumo de sal

·         Excesso de álcool

·         Excesso de peso corporal

·         Tabaco

·         Sedentarismo

Em relação à hipertensão arterial secundária as causas que podem ser identificadas são:

·         Doenças de rim

·         Doenças endócrinas

·         Doença Iatrogénica

A hipertensão arterial é uma doença com grande impacto na população portuguesa, pelo qual se revela importante ter a máxima informação possível sobre a mesma. Acompanhe-nos e fique a saber melhor como lidar com esta doença.