quarta-feira, 29 de junho de 2016

A importância do envelhecimento ativo




À medida que envelhecemos um estilo de vida activo é mais importante que nunca. O exercício físico regular pode ajudar a manter os níveis de energia, manter a independência e gerir sintomas de doença e dor. O exercício pode até reverter alguns dos sintomas de envelhecimento. Não só é benéfico para o corpo, mas também é positivo para a mente, disposição e memória. Quer o indivíduo seja saudável ou se encontre a gerir uma doença, existem diversas formas de ser mais activo, melhorar a confiança e potenciar o bem-estar físico.

Começar ou manter uma rotina de exercício regular pode ser desafiante à medida que envelhecemos. Podemos sentir-nos desencorajados pela doença, problemas de saúde recorrentes ou preocupações relativamente a lesões ou quedas. Ou, se nunca experimentámos exercício físico antes, pode ser complicado decidir por onde começar. Ou talvez nos sintamos demasiados velhos e fracos ou que o exercício é aborrecido ou simplesmente que não nos sentimos confortáveis com o mesmo.

Estas preocupações podem ser, na verdade, um incentivo para sermos mais activos. O exercício pode potenciar a energia, aliviar o stresse, ajudar a gerir sintomas de doença e dor e criar um sentimento de bem-estar geral. De facto, o exercício é a chave para nos mantermos forte, energético e saudável à medida que envelhecemos. E pode também ser divertido, especialmente se encontrarmos pessoas com esse mesmo gosto em comum.
 
Não importa a idade ou a condição física actual, qualquer um pode beneficiar de exercício. Recolher as vantagens do exercício não tem de envolver regimes exaustivos ou idas ao ginásio. Trata-se de adicionar mais movimento e actividade à vida, mesmo que em pequenas formas. Quer alguém seja saudável ou a gerir uma doença, mesmo que em casa, existem muitos modos de trabalhar a mobilidade e melhorar a saúde e bem-estar.