segunda-feira, 4 de julho de 2016

Segurança para seniores na cozinha


A cozinha é o lugar mais perigoso de uma casa para os seniores. Há questões físicas como a diminuição de equilíbrio, visão e reflexos – ou um sénior pode sofrer de Alzheimer ou outra demência.

Muitos dos acidentes e quedas na cozinha acontecem devido a fogos a cozinhar; água, gordura ou comida entornada no chão; tentar pegar em objetos difíceis de alcançar, ferimentos com eletrodomésticos; e até com coisas com não deveriam ter ido ao micro-ondas.

Para os tentar evitar, os seniores, familiares e cuidadores domésticos deveriam seguir estas dicas de segurança:
·         Inspecionar a cozinha com um olho clínico – o que pode parecer inofensivo à primeira vista pode ser potencialmente perigoso. Verifique a cozinha por partes: comece do chão para os armários baixos, depois os balcões, seguidos dos eletrodomésticos e por fim os armários suspensos.
·         Um eletricista deverá verificar a caixa de fusíveis e os disjuntores para se ter a certeza que as ligações na cozinha estão bem feitas. Assegurar que não há tomadas ou interruptores mais quentes do que seria normal. 
·         Proteção contra sobrecargas elétricas com interruptores do circuito de terra. Assegurar que todas as tomadas e interruptores têm cobertura e que não há extensões com sobrecarga.
·         Assegurar que todas as extensões estão tapadas ou presas para prevenir acidentes. Manter os fios desviados de outros eletrodomésticos, mantendo-os longe dos lavatórios e dos bicos do fogão. Os fios não devem estar pendurados dos balcões ou caídos no chão, criando um potencial risco de queda. 
·         Colocar coberturas nas tomadas que não estão a ser usadas. Desligar os pequenos eletrodomésticos que não estão a ser usados.
·         Assegurar que o forno a gás tem um mecanismo que o desliga de forma automática caso o piloto se apague. Uma pessoa da empresa de energia poderá fazê-lo.
·         Verificar que o sistema de ventilação ou o exaustor estão a funcionar normalmente.
·         Ter um detetor de fumo, a funcionar, verificando as pilhas pelo menos duas vezes por ano.  
·         Ter um extintor à mão, assegurando que a pessoa idosa sabe trabalhar com ele.
·         Tirar os objetos que são usados mais vezes dos armários mais altos e mais baixos. Colocá-los em armários e gavetas fáceis de alcançar. Tirar as gavetas dos armários mais baixos para que os seniores não tenham de se dobrar tantas vezes. A altura das bancadas dever ser regulada para os seniores que tenham dificuldades em baixar-se ou que se encontrem numa cadeira de rodas.
·         Fechar todas as gavetas e armários que não estejam a ser usados.
·         Assegurar que todas as facas ou objetos afiados estão guardados nos locais próprios.
·         Prender os tapetes com fita adesiva de dupla face para prevenir quedas.
·         Em relação a outros perigos de queda, as coisas entornadas devem ser limpas de imediato com produtos não tóxicos. Verificar também que o frigorífico não tem fugas que possam criar poças e apodrecer os chãos de madeira.
·         Manter os líquidos inflamáveis fora da cozinha, armazenando-os em local seguro no exterior da casa.
·         Ter em atenção sinais de baratas, formigas, ou infestações de insetos. Se necessário, contratar um exterminador.
·         Uma vez por semana verificar a comida no frigorífico e deitar fora o que estiver expirado. Fazer o mesmo na dispensa e nos armários uma vez por mês.

A Comfort Keepers® pode ajudar. Cuidamos dos seus entes queridos como se fossem membros da nossa família. Podemos realizar avaliações de segurança em casa, fazer recomendações e disponibilizar produtos de segurança para a casa dos seus familiares. Peça-nos mais informações ainda hoje.