segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aprender a reduzir a dor




Algumas medidas de conforto podem ajudar a reduzir a dor. Ouvir música, ver televisão e passar tempo com os outros são técnicas de distracção que permitem aos pacientes ajudar a reduzir a sua atenção na dor. Uma massagem, o toque localizado ou a aplicação de compressas quentes podem ser técnicas de relaxação musculares benéficas para os pacientes que se encontrarem abertos a este tipo de respostas. A estimulação sensorial, na forma de terapia com animais, ou terapias cognitivas que incluam a leitura ou trabalhem a memória podem também ser utilizadas para ajudar a reduzir a dor.

Participar em actividades físicas regulares não apenas reduz a dor, mas melhora a capacidade funcional e o temperamento. Por este motivo, um programa de atividadades físicas deve ser considerado para todos os pacientes. Este programa deve ser personalizado para ir ao encontro das necessidades e preferências do utente. Isto é especialmente importante nos seniores.
 
Existe um leque alargado de intervenções não-farmacológicas que podem ser benéficas para os seniores. A escolha de intervenção deve ser adequada ao indivíduo, tendo em atenção a preferência pessoal, a capacidade de participação e a eficácia perspectivada. As intervenção não-farmacológicas podem ser efectivas de forma isolada ou numa combinação com terapias farmacológicas.