quarta-feira, 22 de junho de 2016

Educar para lidar com a dor






Muitos seniores cresceram com a noção que o ato de alguém se queixar pode ser visto como um sinal de fraqueza ou indulgência. Torna-se mais fácil tentar ignorar a dor do que a discutir.


Podemos tentar educar estes indivíduos que os sintomas de dor podem ser tratados tal como são tratados outros sintomas médicos e que no sentido de tratar o sintoma é preciso primeiro compreende-lo. Por este motivo , torna-se necessário explicar a sensação de dor específica e a sua localização, o que a alivia ou piora, quanto tempo dura, onde e quando ocorre e qual a sua gravidade. Para poder explicar estes pontos, é preciso ter esta condição em atenção e tomar notas.
 
Muitas pessoas sentem que tomar medicação para a dor é um sinal de fraqueza e de preocupação que se vão tornar, ou ser vistos como, dependentes de medicação. Deve ser explicado ao indivíduo que é raro para uma pessoa que nunca tenha tido problemas de vícios semelhantes se tornar viciado em analgésicos. Como é óbvio, a idade do indivíduo, o estado da sua condição e o prognóstico apresentado vão afetar o nível apropriado de medicação necessária. Indivíduos que sofram de doenças crónicas vão receber níveis mais elevados de medicação, pacientes noutras condições receberão regimes de medicação diferentes.