quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os desafios da Alta Hospitalar



As mudanças e evolução verificadas nos cuidados de Saúde atuais criaram uma situação na qual os pacientes recebem alta de uma instituição hospitalar mais cedo do que o que ocorria anteriormente. Apesar destes indivíduos se poderem encontrar em condições de realizarem a transição para casa, podem não dispor de uma estrutura de suporte que facilite este processo. Infelizmente, isto pode levar os pacientes a regressarem ao hospital em vez de recuperarem totalmente inseridos nas suas respetivas comunidades. Disponibilizar o suporte apropriado em casa, contudo, pode dar a estes indivíduos um sentimento de segurança e aumentar as suas probabilidades de uma recuperação bem-sucedida.
Parte da responsabilidade neste processo de readmissão encontra-se em fatores de stress encontrados no regresso a casa. A admissão numa instituição de saúde acontece muitas vezes com caráter de emergência. Em resultado disso, o regresso a casa pode encontrar um espaço em desarrumação, processos burocráticos a terem de ser resolvidos, ausência de comida e outros bens de primeira necessidade, entre outras situações semelhantes. Este tipo de questões imediatas podem fazer com que o indivíduo em causa, particularmente se não tem apoio de familiares ou pessoas próximas, se esforce para além das suas capacidades possíveis naquele momento.
Alguns destes indivíduos, particularmente seniores, vivem sozinhos e necessitam de enfrentar o desafio de cuidarem de si próprios e do ambiente que os rodeia durante o período de recuperação. Mesmo que exista um elemento de suporte pronto a disponibilizar algum tipo de assistência, tal pode verificar-se apenas durante períodos limitados do dia, tal como num horário pós-laboral.