quarta-feira, 6 de julho de 2016

A cozinha e o sénior com demência




Ao cozinhar:
·         Os seniores devem ter luz apropriada nas zonas do lavatório e bancada. Também deverá haver uma luz sob os armários e luzes noturnas.
·         Todos os tachos e panelas deverão ser virados para que não fiquem na beira do fogão e possam ser derrubados. Usar tachos com pegas em ambos os lados sempre que possível.
·         Os seniores devem evitar usar mangas compridas, que podem pegar fogo com facilidade. Sugere-se que usem mangas curtas ou prendam as mangas compridas com elásticos. 
·         Assegurar que as pegas e as luvas são fáceis de alcançar, mas que estão longe das fontes de calor. Tirar também toalhas ou panos de perto do fogão, onde podem pegar fogo.

Para o sénior com demência:
·         Eliminar a gaveta da “tralha”, uma vez que seniores com Alzheimer ou outras demências facilmente podem comer fósforos, plásticos, anilhas ou outros objetos.
·         Ponderar em desligar o triturador de lixo.
·         Instalar fechaduras ou fechos à prova de crianças nos armários que tenham facas, utensílios de cozinha e outros objetos que possam partir ou causar ferimentos. 
·         Sempre que possível, usar pratos inquebráveis.
Nota: Recordar a um sénior com problemas cognitivos para não pôr comida enlatada no micro--ondas ou para ter cuidado com as facas pode não ser suficiente. Cabe a outra pessoa desligar o micro-ondas e colocar as facas de cozinha numa gaveta segura. 

Pode estar hesitante em fazer estas mudanças em casa com medo de ferir os sentimentos dos seniores. No entanto, sublinhe a importância da segurança sempre que possível, e a outra pessoa apreciará a sua preocupação e cuidado.
 
A Comfort Keepers® pode ajudar. Cuidamos dos seus entes queridos como se fossem membros da nossa família. Podemos realizar avaliações de segurança em casa, fazer recomendações e disponibilizar produtos de segurança para a casa dos seus familiares. Peça-nos mais informações ainda hoje.