quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os riscos do calor




O verão é a altura do ano em que os seniores mais se encontram em risco de sofrer de insolação e desidratação. Se o sénior se encontra num local muito quente, é essencial que tenha constantemente água disponível e evitar a sede e a desidratação. É também importante saber que medicação pode tornar os seniores mais vulneráveis a condições relacionadas com o calor. Com temperaturas mais elevadas, a exposição excessiva ao calor pode causar episódios de insolação. Para prevenir que isto aconteça, pode ser benéfico instituir um regime de hidratação e evitar as bebidas cafeinadas ou atividades mais exigentes durante o período mais quente do dia. No exterior deve ser providenciada proteção adequada: chapéus, protetor solar e óculos de sol.

Os seniores podem tornar-se menos sensíveis ao calor e à sensação de sede à medida que envelhecem. Adicionalmente, certas condições médicas, como doenças coronárias, e certos tipos de medicação – anti-histamínicos ou antidepressivos, por exemplo – aumentam o risco de efeitos adversos.

Algumas recomendações para lidar com o calor incluem:
·         Ligar o ar condicionado em casa ou frequentar um espaço que o tenha – centros de dia, centros comerciais ou bibliotecas, por exemplo.
·         Permanecer em casa durante os picos de calor e, quando se encontrar no exterior, evitar o sol tanto quanto possível, usar chapéus e óculos de sol e um protetor solar com fator de proteção elevado.
·         Usar roupa leve, fresca e clara.
·         Tomar banhos com a água a temperatura mais reduzida.

É também recomendável que quem se encontra responsável por um sénior entre em contacto com o mesmo e se assegure que este se encontra bem pelo menos duas vezes por dia durante picos de calor.

As famílias e os profissionais de Apoio Domiciliário podem fazer um esforço redobrado para ajudar os seniores a beberem o suficiente, uma vez que a necessidade de beber água ou bebidas não alcoólicas aumenta com o aumento da temperatura. Isto inclui manter uma boa variedade de bebidas disponíveis e encorajar o sénior e beber frequentemente pequenas quantidades ao longo do dia.
 
A Comfort Keepers® pode ajudar. Peça-nos mais informações ainda hoje.