segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Lidar com a perda de audição de um sénior




Mudanças na estrutura do ouvido são a causa da perda de audição que pode surgir com a idade. Exposição a ruídos altos, por questões hereditárias, ferimentos na cabeça, infeções, doença, o efeito nocivo de alguns medicamentos e problemas de circulação, incluindo hipertensão, são outras causas possíveis.

O tinnitus, também comum nos seniores, causa um zumbido no ouvido. Pode também resultar na exposição a ruídos altos e certos medicamentos e pode ser acompanhado da perda de audição.

Se um sénior não foi diagnosticado com perda de audição, mas é óbvio que esta se encontra presente, o exame por parte de um especialista pode revelar-se necessário. Comece por realizar uma consulta junto do médico que habitualmente acompanha o sénior. Este profissional pode depois encaminhá-lo para um otorrinolaringologista, médico especializado em questões relacionadas com os ouvidos, nariz e garganta – ou um audiologista, um profissional que conduz testes que ajudam a definir a capacidade e a perda auditiva. Por vezes estes dois especialistas trabalham no mesmo espaço.

Um sénior com perda de audição pode sentir dificuldade em ouvir alarmes e telefones ou compreender conversas, a televisão ou o rádio; pode não se aperceber se há alguém a falar consigo e pode sentir dificuldade a falar ao telefone. Se várias pessoas se encontram num mesmo espaço ou a falar ao mesmo tempo ou se não consegue ver a cara de quem se está a dirigir a si, também sentirá dificuldades.

Há ainda efeitos negativos psicológicos e emocionais que podem afetar socialmente os seniores com problemas de audição. Alguns exemplos do que podem experienciar:
·        Sentimentos de vergonha, inadequação, desconforto ou humilhação.
·   Dificuldade de raciocínio e concentração, que pode resultar em falta de atenção, distração e aborrecimento.
·    Preocupação com a perda de relacionamentos significativos, emprego ou ser visto como incompetente.
Um sentimento de falta de valor, que pode causar afastamento dos outros e uma falta de participação nas atividades diárias.