quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Como apoiar um sénior com perda de audição




Demonstre empatia. Apesar de poder ser muito frustrante lidar com seniores que estejam a sofrer de perda de audição, a situação é ainda mais frustrante para os próprios.

Seja paciente. Os indivíduos que sofrem de perda de audição podem esperar anos antes de fazer algo a respeito desta situação. O seu apoio pode permitir agilizar este processo, mas se em determinado momento se sentir frustrado, recorde-se que este é um processo demorado e difícil.

Mostre compreensão. Alguns estudos ligaram a perda de audição nos seniores a sentimentos de stresse, tensão, depressão, isolamento social, irritabilidade, negatividade e raiva. Nunca deixe que a atitude do sénior o desmotive. Tente compreender a situação difícil com que têm de lidar diariamente.
Mostre respeito. Fale de forma aberta e natural e não tente falar em nome do sénior. Coloque questões de forma clara ou reformule a conversação para que ele se possa expressar por si próprio.

Não seja condescendente. Não aja como se fosse os ouvidos do sénior. Apesar de poder pensar estar a ajudá-lo, isto cria uma relação de dependência que o pode prejudicar a longo prazo.

Quando falar:
·         Tente minimizar ou eliminar ruídos de fundo.
·         Enuncie as palavras de forma clara, e procure não distorcer o discurso, balbuciar ou baixar o volume da sua voz no final de cada frase.
·         Utilize as mãos e expressões faciais quando falar.
·         Fale a um ritmo normal, nem muito rápido nem muito lento.
·         Fale mais alto – mas nunca grite. Gritar distorce as palavras.
·         Reformule a sua comunicação. Alguns seniores experienciam um tipo de perda de audição em que certos sons são difíceis de ouvir, como por exemplo o “shhh”.
Um aparelho auditivo pode ajudar. Não restaura a audição normal, mas aumenta a compreensão de sons através da ampliação da vibração dos sons. Vibrações maiores são transformadas em sinais enviados ao cérebro, mas existem limites para esta amplificação e os danos num ouvido interno podem impedir que até vibrações maiores possam ser transformadas nestes sinais. Um médico ou especialista pode determinar se um aparelho auditivo é útil.