segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Desidratação: Os seus perigos e como a evitar




A água é vital para manter os nossos corpos a funcionar adequadamente. Perdemos cerca de 2 litros de água por dia, principalmente através da transpiração, da respiração e da urina. Esta água necessita de ser reposta para prevenir a perda excessiva de fluídos, fenómeno conhecido como desidratação.

Por que é a água tão importante?
·         Ajuda a controlar a temperatura corporal.
·         A transpiração mantém-nos frescos em tempo quente e protege o nosso organismo da insolação.
·         Ajuda o corpo a proteger-se do tempo frio.
·         Transporta nutrientes para as células do organismo e faz parte do processo de remoção de impurezas.
·         Promove uma boa digestão e a função intestinal.
·         Mantém a boca, nariz, olhos e pele hidratados.
·         Assegura o volume adequado de sangue.
·     Mantém o funcionamento do trato urinário. Este fator é especialmente importante na redução de infeções do trato urinário, que podem revelar-se fatais para os seniores.
 
A desidratação pode ser fatal. A desidratação é uma das mais frequentes causas de hospitalização depois dos 65 anos. O funcionamento dos rins é menos eficiente nos seniores e o volume de água no organismo diminui. Verifica-se também uma menor capacidade para reparar em mudanças na temperatura corporal, bem como uma redução da sensação de sede. Regra geral, os seniores também se alimentam menos, o que significa menos fluídos ingeridos através da comida. A diabetes pode igualmente causar um desequilíbrio acrescido nesta situação.