quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Reconhecer os sinais da desidratação



Se um familiar se encontra a experienciar alguns dos sinais listados em baixo, acompanhe-o às Urgências ou contacte um médico imediatamente:
·          - Fadiga
·         - Cólicas
·         - Fraqueza muscular
·        - Dificuldade ao movimentar-se
·        - Tonturas
·        - Confusão
·        - Dores de cabeça
·        - Dificuldades de respiração
·        - Boca, nariz ou pele secos
·        - Olhos encovados
·        - Incapacidade de produzir suor ou lágrimas
·        - Um aumento percetível da temperatura corporal
·        - Batimento cardíaco elevado
·        - Pressão arterial baixa
·        - Volume de urina reduzido
·        - Urina de cor escura
·        - Prisão de ventre

Se suspeita que o seu familiar esteja a sofrer de desidratação, pode realizar um teste ao puxar a pele das costas da sua mão durante alguns segundos. Se esta não voltar ao normal quase imediatamente, a pessoa encontra-se desidratada.

Aproximadamente 2 litros de fluídos diários é o volume recomendado para garantir um estado saudável. Questione um médico sobre quais os volumes apropriados para seniores, particularmente para aqueles afetados por problemáticas como insuficiência cardíaca ou renal.

Existem algumas formas de encorajar um sénior a beber água e fluídos saudáveis suficientes durante o dia:
Ter sempre água e outras bebidas saudáveis à vista e alcance fácil do sénior. Ter uma garrafa de água ao pé da sua cama ou sofá favorito pode ajudar, particularmente se este sofre de dificuldades de locomoção que o desencorajem de se levantar.
Beber água com gás e sumos vegetais. Podem reduzir picos nos níveis de açúcar no sangue e calorias desnecessárias ao longo do dia.
Substituir bebidas cafeinadas por versões descafeinadas. Refrigerantes, café e chá com cafeína têm um efeito diurético.
Experimentar água com sabor. Juntar sumo ou cubos de gelo com sabor a uma garrafa de água pode torná-la mais saborosa. Tenha em atenção que os diabéticos necessitam de água sem adição de açúcar.
Disponibilizar suplementos nutricionais líquidos. Asseguram a ingestão de água e nutrientes.
Consumir alimentos que ajudem à hidratação. Estes incluem sopas, frutas como melancia, maçã e laranja, pepino, pimento verde, alface e tomates.
Escolher aperitivos e doces hidratantes. Batidos feitos com base em água e sumo, gelados de sumo, italianos ou sorvetes têm um carácter hidratante e ajudam a cumprir objetivos de consumo de água.
Fazer acompanhar a medicação de água adicional. Alguma medicação pode afetar a hidratação.
Relembrar os seniores para não esperarem até que estejam com sede. A desidratação tem início antes que a sensação de sede se faça sentir.