segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Dicas para evitar a perda de capacidades cognitivas no Sénior




Um dos grandes receios de muitas pessoas relativamente ao envelhecimento é de perder faculdades mentais. Apesar de existirem algumas doenças e condições neurológicas sobre as quais não dispomos de qualquer controlo, existem algumas que são evitáveis através de alterações de estilos de vida e comportamentos. A boa notícia é que estas mudanças podem ser implementadas independentemente da idade da pessoa em questão. Os investigadores identificaram um conjunto de características que parecem poder ajudar a manter a acuidade mental de uma pessoa na sua senioridade.

Aprender e realizar exercícios mentais: Apesar de existir algum debate se o facto de resolver puzzles e outros desafios mentais possui algum impacto para evitar o declínio cognitivo, existe uma forte evidência que a aprendizagem a longo-prazo mantém o dinamismo do cérebro. A pesquisa demonstrou que o processo de aprendizagem mantém o cérebro mais rápido do que quando o conhecimento adquirido é mantido. Por outras palavras, o processo de aprendizagem é um processo de memorização. Por este motivo, aprender algo novo, tal como uma receita, e esquecer a mesmo a seguir não possui nenhum impacto significativo. Contudo, aprender a tocar um instrumento ou a fazer um arranjo no carro, e talvez até ensinar outros a fazê-lo, requer memorização e fortalece os circuitos do cérebro.

Possuir mais tempo de educação: Os indivíduos que possuem mais anos de educação formal correm um risco diminuído de declínio cognitivo que aqueles com menos anos de aprendizagem. A educação formal estimula processos lógicos no cérebro e cria conexões neste circuito. Este processo pode ajudar a compensar as mudanças ocorridas no cérebro com a idade. Adicionalmente, quem possui uma mais longa educação formal tende a adotar estilos de vida em geral mais saudáveis para o cérebro. Para os seniores que nunca tiveram a oportunidade de continuar os seus estudos, a aposentação pode ser a oportunidade para o fazer. Várias instituições de ensino e universidades seniores disponibilizam cursos com custos reduzidos ou grátis para seniores.