quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Manter os seniores saudáveis




Assegurar que os seniores recebem a nutrição certa é vital para que se mantenham ativos. Muitas doenças podem ser evitadas ou aliviadas através da uma nutrição adequada. Os seniores que têm dificuldade em saber o que e quanto comer devem consultar o seu médico. Uma alimentação adequada não significa que a comida tem de ser insossa ou aborrecida, e os médicos podem encaminhar os seniores para nutricionistas que podem fazer sugestões sobre refeições saudáveis e nutritivas. Os seniores que necessitam de ajuda na preparação de refeições podem obter ajuda de cuidadores, no sentido de os apoiar na compra de mercearia e na atividade de cozinhar. Os cuidadores profissionais podem ainda monitorizar o quê e quanta comida o sénior se encontra a consumir para o ajudar a seguir regimes alimentares prescritos.

Outras mudanças que o sénior pode fazer podem ser tão simples como desligar a televisão e socializar e desenvolver atividades que promovam o bem-estar mental. Interagir com os seus pares e família pode ajudar a afastar a depressão e a evitar que os seniores se isolem. Numerosos estudos têm mostrado que o isolamento social aumenta o risco do declínio cognitivo nos seniores e outros problemas de saúde, relacionados com a perda de autonomia. Modificar hábitos pouco saudáveis, tais como fumar ou beber em excesso, pode ainda prevenir doenças debilitantes nos seniores e a mantê-los saudáveis e independentes.
 
Adotar novos hábitos pode revelar-se mais fácil com apoio de quem se encontra próximo. Manter um programa de exercício físico é mais fácil quando os seniores desenvolvem estas atividades em conjunto, e é mais fácil receber a nutrição adequada quando as refeições são partilhadas. Os seniores que vivem sozinhos e que necessitam de ajuda com algumas atividades diárias podem contratar cuidadores profissionais para os apoiar a seguir planos de exercício e nutrição, bem como disponibilizar acompanhamento ao longo do dia.