segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Envelhecer bem e manter-se saudável




O truque para envelhecer bem não é propriamente um segredo: manter-se ativo, alimentar-se de forma saudável e evitar maus hábitos que possam facilitar o adoecimento ou que lhe retirem qualidade de vida. Se na teoria isto parece simples, na prática estes conselhos simples são difíceis de seguir para muitas pessoas. As pessoas formam hábitos ao longo das suas vidas que podem ser difíceis de modificar quando chegam à senioridade.

Infelizmente, os efeitos destes hábitos – inatividade, dieta pobre, fumar, etc – não são muitas vezes sentidos até um momento mais tardio. Mudar estes hábitos, contudo, pode ajudar os seniores a manterem-se saudáveis e autónomos ao longo da sua vida.

Uma das mudanças mais saudáveis que os seniores podem fazer para se manterem independentes é manterem-se ativos. Ser ativo e fisicamente são pode ajudar a fortalecer o indivíduo, ajudando a manter o equilíbrio e reduzir o risco de quedas. A atividade física facilita a mobilidade e a flexibilidade, ambos fatores críticos para uma vida independente. Exercícios de força não apenas desenvolvem os músculos mas também fortalecem os ossos e reduzem o risco de fraturas.
 
A atividade física geral é também um excelente meio para reduzir ou atrasar o risco de doenças crónicas, regular a pressão arterial e controlar o stresse. Os seniores devem ter a precaução de falar sobre este tema com o seu médico, antes de participar em qualquer atividade física. O médico pode recomendar atividades apropriadas para a sua idade e capacidade física e evitar ferimentos ou outras complicações.